WhatsApp irá cobrar de empresas e avisar quando conversas não são criptografadas

O diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, anunciou uma série de novidades para o serviço Business do aplicativo de mensagens.

Imagem: Divulgação Getty Images
Imagem: Divulgação Getty Images

O diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, disse em uma entrevista à Reuters nesta sexta-feira que seu serviço Business irá avisar caso o usuário esteja em uma conversa não criptografada pelo WhatsApp. O executivo também anunciou uma série de outras novidades para o aplicativo, como silenciar bate-papos para sempre e a remoção da opção de silenciar por um ano de sua lista. Com base na nova lista, as pessoas podem silenciar uma conversa por 8 horas, uma semana ou sempre, disse o aplicativo de mensagens em um tweet.

A empresa de propriedade do Facebook também disse que iria começar a oferecer compras no aplicativo e serviços de hospedagem, à medida que a empresa de rede social se movesse para aumentar a receita do WhatsApp enquanto unia infraestrutura de comércio eletrônico em toda a empresa.

Com as mudanças, o WhatsApp permitirá que as empresas vendam produtos dentro do WhatsApp por meio do Facebook Shops, uma loja online lançada em maio para oferecer uma experiência de compra unificada entre os aplicativos do Facebook.

O diretor afirmou que o WhatsApp oferecerá o serviço de hospedagem gratuitamente para tentar atrair novos clientes pagantes para suas ferramentas corporativas, que cobram 0,5 a 9 cents de dólar por mensagem entregue.

A empresa também entrará no setor de computação em nuvem, oferecendo às empresas que usam suas ferramentas de mensagens de atendimento ao cliente a capacidade de armazenar essas mensagens nos servidores do Facebook. Idema disse que a ferramenta de compras começaria a ser lançada este ano, enquanto a hospedagem de mensagens seria disponibilizada em 2021.

Por fim, Idema disse que os bate-papos com uma empresa que usa o novo serviço de hospedagem revelarão que essas conversas estão armazenadas em outro lugar e não protegidas pela criptografia de ponta a ponta do aplicativo. O Facebook não usaria dados de mensagens hospedados em seus servidores para outros fins comerciais, acrescentou.

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

Web WhatsApp logo terá suporte para chamadas de voz e vídeo
WhatsApp

Web WhatsApp logo terá suporte para chamadas de voz e vídeo

A versão web do aplicativo de mensagens já está com a função estável e por isso deverá muito em breve oferecer chamadas de voz e vídeo pelo computador.

Tema escuro no WhatsApp, veja como ativar?
WhatsApp

Tema escuro no WhatsApp, veja como ativar?

O tema escuro vem sendo implementado em vários aplicativos, como no WhatsApp, por exemplo. O recurso já chegou à versão mobile e desktop do mensageiro. Saiba como alterar o tema!

Whatsapp libera silenciar eterno e novos recursos para quem é BETA no Android
WhatsApp

Whatsapp libera silenciar eterno e novos recursos para quem é BETA no Android

Se você é usuário da versão BETA do Whatsapp, você já tem acesso aos novos recursos que chegaram nos últimos dias ao aplicativo de mensagem.