O WhatsApp, apesar de ser mega popular, é conhecido por seu desenvolvimento lento. Enquanto seu principal concorrente, o Telegram, está constantemente trazendo novos recursos, o WhatsApp permanece o mesmo há anos.

Recentemente, no entanto, a versão BETA do aplicativo foi atualizada com novos recursos já presentes em outras plataformas. Na semana passada, os usuários notaram como a empresa implementou o recurso para excluir automaticamente o conteúdo de mídia antigo. Isso foi seguido por uma página de chamada atualizada para contas comerciais.

Esta semana, a empresa adicionou a opção de "silenciar notificações para sempre" e atualizou a IU para seus menus de mídia na versão v2.20.201.13 para Android e trouxe ainda, compatibilidade com modo picture-in-picture (PiP) para chamadas em grupo, para que você possa seguir em uma chamada enquanto usa outros aplicativos.

Adeus notificações!
Adeus notificações!

A função de silenciar notificações por tempo indeterminado já era aguardada a muito tempo e cá entre nós, já deveria estar presente desde quando as primeiras opções de silenciar notificações apareceram no aplicativo. Por um motivo conhecido apenas pelo WhatsApp, o período mais longo era o de 1 ano. Mas agora no BETA mais recente temos o novo período.

A última versão beta do WhatsApp também oferece uma nova interface de usuário para o menu de uso de armazenamento, que agora mostrará muito mais informações do que antes.

Agora no topo da tela, aparece um gráfico em linha monstrando o espaço ocupado pelos arquivos recebidos pelo Whatsapp. Logo abaixo, há opção de analisar e apagar itens recebidos para limpar arquivos desnecessários.

Gerencie seus arquivos recebidos diretamente do Whatsapp.
Gerencie seus arquivos recebidos diretamente do Whatsapp.

E em seguida é mostrada a lista de conversas, grupos e particulares e o que cada uma ocupa de espaço em seu smartphone. Até o momento não sabemos quando esses recursos chegarão para todos, mas geralmente isso não demora para ocorrer.

Vamos usar uma conta do Whatsapp em vários dispositivos?

Todos estão aguardando essa atualização do WhatsApp, por hora temos a opção de utilizar o whatsapp web ou aplicativo para o PC, contudo não conseguimos ainda utilizar uma mesma conta em vários dispositivos. Recurso presente no Telegram desde sua chegada.

A função segue em desenvolvimento, parece que a próxima etapa será o lançamento através do BETA e em seguida para todos os usuários como de costume. O que sabemos sobre a função no momento é que uma conta do WhatsApp poderá funcionar em no máximo quatro dispositivos ao mesmo tempo.

Os usuários do WhatsApp sonham com um suporte real para vários dispositivos desde seu lançamento. A sincronização entre os dispositivos, nunca foi fornecida. Atualmente, o WhatsApp permite que apenas um dispositivo se conecte a uma conta. Mesmo a versão desktop do WhatsApp só pode funcionar em conjunto com um aplicativo em execução em um smartphone.

Segurança em primeiro lugar!

Não podemos esquecer que já faz tempo que um recurso está disponível para todos, mas por algum motivo alheio ao meu conhecimento, muitas pessoas não utilizam. Então lá vai! Se você possui um smartphone com sensor para desbloqueio por digital, você também pode proteger suas conversas do Whatsapp com a ponta de seus dedos (cadastrados, claro).

Bloqueio do Whatsapp com impressão digital cadastrada.
Bloqueio do Whatsapp com impressão digital cadastrada.

Para isso basta seguir o caminho, menu > configurações > Conta > Privacidade > Bloqueio por Impressão Digital.

Assim você poderá proteger todas as suas conversas com a sua digital.