Em dezembro do ano passado, o WhatsApp encerrou o suporte no Windows Phone, antigo sistema operacional móvel da Microsoft. Agora, sabemos que o mensageiro também deixará de funcionar em alguns milhões de smartphones Android e iOS a partir de 1 de fevereiro.

Após essa data, aparelhos com Android 2.3.7 (ou versões inferiores) e iOS 8 (ou versões inferiores), não poderão acessar o WhatsApp. De acordo com a empresa, essa medida é necessária para proteger a segurança dos usuários, além de ser uma forma de cortar gastos, afinal, não vale a pena continuar atualizando o app para sistemas antigos e pouco usados.

Ben Wood, analista da consultoria CCS Insight, disse em um comunicado: "O WhatsApp claramente não tinha alternativa a não ser garantir a segurança de seu serviço, mas enfrenta o difícil efeito colateral do aplicativo não ser mais compatível com smartphones mais antigos. É provável que isso tenha um impacto numa parte de seus usuários, principalmente nos mercados emergentes, onde há uma alta proporção de dispositivos mais antigos".

O WhatsApp, que recentemente atingiu à marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, começou a alertar seus utilizadores sobre essas mudanças no suporte ainda em 2017, então elas não chegam a ser nenhuma surpresa. "Foi uma decisão difícil para nós, mas foi a decisão certa", disse um porta-voz da empresa.

A equipe do mensageiro pede que os usuários atualizem seus smartphones para uma versão mais recente, só assim poderão continuar usando o serviço normalmente. No entanto, certos dispositivos, como o iPhone 4, por exemplo, foi deixado no iOS 7, então atualizá-lo não é uma opção. Sendo assim, os proprietários terão que adquirir um modelo mais novo.