O WhatsApp é um dos maiores mensageiros do mundo, sendo amplamente usado. Infelizmente, através do aplicativo muitos golpes também acabam sendo repassados, além disso, várias negociações, até obscuras, acabam sendo realizadas através da plataforma.

A novidade da vez é que, de acordo com informações reveladas por vários sites indianos, criminosos estão comercializando através do WhatsApp acesso ao Aadhaar, um gigantesco banco de dados do governo que conta com dados importantes dos cidadãos do país.

Maior acesso a banco de dados está sendo vendido através do WhatsApp.
Maior acesso a banco de dados está sendo vendido através do WhatsApp.

Conforme a investigação feita pela imprensa, os criminosos estavam pedindo apenas US$ 8 para vender o acesso de administrador do banco de dados através de uma transação feita somente pelo Whatsapp.

O Aadhaar, para quem não conhece, é o maior banco de dados de pessoas do mundo e foi criado em 2009 pelo governo indiano para facilitar o acesso a serviços prestados pelos órgãos governamentais. No banco de dados há informações como códigos de 12 dígitos que identificam as pessoas, dados de impressões digitais e até varredura de íris.

O jornal local The Quint cita que o acesso ao administrador ocorreu através de uma falha, assim sendo, é possível criar contas de administrador para outros usuários, que terão acesso a dados como nomes, endereços, datas de nascimento, nomes dos pais, número de telefone, entre outras informações.

O governo indiano, até então, não se manifestou sobre o assunto, porém, muitos cidadãos do país já se mostraram preocupados com o fato, já que os cibercriminosos poderão se aproveitar deles para aplicar golpes.