A Uber está introduzindo um novo recurso que permite a gravação de corridas utilizando a câmera frontal do celular em todo o Brasil, visando proporcionar maior segurança aos motoristas e usuários. O recuso já vinha sendo testado em algumas cidades em outubro de 2023, e agora está sendo amplamente disponibilizado. De acordo com a empresa, todas as gravações serão criptografadas no próprio celular.

Uber oferece mais segurança com gravação da corrida no celular

A Uber adianta informando que nem a empresa e nem o motorista terá acesso direto a gravação. Antes do início da viagem, o usuário será informado de que a mesma será gravada e terá a opção de cancelar ou solicitar outro veículo, se desejar.

A gravação da viagem será automaticamente iniciada quando o motorista se aproximar do ponto de embarque e será encerrada 20 segundos após o desembarque do passageiro. Apenas a câmera frontal do celular será utilizada para a gravação, e sua ativação será opcional por parte do motorista.

Os arquivos de vídeo só poderão ser acessados pela equipe da Uber caso seja relatado um incidente de segurança no aplicativo pelo motorista ou pelo usuário. Além disso, todas as gravações serão apagadas após 7 dias, a menos que algum incidente de segurança seja reportado à Uber.

A funcionalidade será implementada gradualmente para todos os motoristas da Uber em todo o país nas próximas semanas, porém já está disponível nas cidades onde estava em fase de testes, como Manaus, Recife, Curitiba, São José dos Campos (SP), João Pessoa, Campinas (SP), Santos (SP), Petrópolis (RJ), Itajaí (SC) e Goiânia.