O Uber Pro é um programa que foi lançado pela empresa no ano de 2018 na tentativa de se redimir dos escândalos que ocorreram no passado. O sistema funciona através de recompensas para os motoristas que possuem nota alta no aplicativo e uma taxa baixa de cancelamento. Felizmente a partir do dia primeiro deste mês a Uber irá implementar seu projeto no Brasil, porém será somente nas cidades de Curitiba, Fortaleza e São Paulo, para a realização de testes.

O projeto da empresa de transportes traz diversos benefícios para os condutores que conseguirem bom desempenho como, por exemplo, descontos de combustível, prioridade para clientes localizados em aeroportos, suporte 24h por telefone e até promoções em cursos de ensino superior.

O programa foi expandido este ano também para a Índia e para o México. Para que seja possível o motorista receber as vantagens prometidas pela Uber, basta atender 3 exigências: possuir nota igual ou maior que 4,85; taxa de cancelamento menor ou igual a 8%; taxa de aceitação de corridas maior ou igual a 80%.

Irão existir categorias dentro do Uber Pro onde o motorista irá subir de acordo com os pontos que receber enquanto dirige. Quanto maior a categoria, mais benefícios serão disponibilizados. São quatro categorias ao todo: Azul (até 299 pontos), Ouro (até 799 pontos), Platina (até 1.299 pontos) e Diamante (a partir de 1.300 pontos).

Tabela de benefícios do Uber Pro
Tabela de benefícios do Uber Pro

Na categoria Azul, será dado um desconto fixo de 5% no combustível em postos com bandeira Ipiranga. No patamar Ouro, o condutor receberá prioridade para usuários VIP (com avaliação alta no app), desconto de até 50% em ensino superior e um voucher da CVC para viagens.

No nível Platina o motorista terá um aumento de chance para ser selecionado em novas viagens para aeroportos selecionados. Na categoria Diamante, o colaborador irá ser bonificado com um valor extra; receberá suporte exclusivo via telefone 24h e poderá visualizar uma estimativa do tempo de duração de sua próxima viagem.

O desconto para ensino superior será dado para 50 cursos semipresenciais em instituições do grupo Kroton (Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Unime, Unic, Uniderp e Fama). Além disso, o benefício poderá ser estendido para três dependentes caso o motorista não queira.

É importante frisar que os pontos serão contados em períodos definidos de três meses. Ao final de cada "temporada", a pontuação será zerada e o condutor terá que juntar novamente os pontos para que seja mantida a sua categoria (Ouro, Platina ou Diamante). É possível para os passageiros visualizarem a categoria do condutor. Se lhe interessou, basta acessar aqui o site da Uber para obter mais informações.