O selo azul de verificação do Twitter, aquele que as pessoas verificadas se submeteram a um processo de verificação ou receberam a verificação pela plataforma, será removido. No dia 1º de abril, até parece mentira (mas não é), o Twitter vai manter o selo de verificação somente das pessoas que pagarem.

O selo de verificação de qualquer rede social sempre foi algo importante e torna as entidades relevantes para o meio em que elas atuam. É uma das formas corretas de se informar em meio a tantas mentiras que são publicadas, mas está prestes a acabar, não só no Twitter, mas em redes sociais da Meta também (Facebook, Instagram).

Verificado foi de F
Verificado foi de F

O começo das vendas de selo e a confusão gerada

Quando o Twitter começou a vender a verificação de conta, algo que simplesmente eu acho bizarro - mas cada um faz o que bem entende do seu negócio - a primeira reação minha foi da confusão que isso geraria, afinal, não sabe-se mais quem pagou e quem realmente foi verificado por algum dos motivos que implica na verificação de conta. Foi aí que começou a bagunça, se você é afortunado o suficiente para bancar R$ 36,67 por mês para ser um assinante Blue do Twitter, os benefícios de editar tweet, fazer upload de vídeos em 1080p, escrever tweets maiores e aparecer no topo das buscas, são mais importantes do que alguém relevante dentro da rede social, ao menos para Elon Musk.

Lembra de quando aconteceu do Blue ser suspenso, pois haviam várias contas pagas se passando por outras, foi logo no lançamento da funcionalidade. É, certamente haveria algumas pessoas com má intenção no meio, sempre há.

Pelo menos agora, a partir de 1º de abril a confusão será cessada, afinal, somente pagantes terão acesso ao selo de verificação.

O motivo da remoção dos verificados?

O motivo é óbvio, arrecadar dinheiro. A rede social passa por maus bocados em termos financeiros, não é de agora, sempre esteve trabalhando ou no prejuízo ou mal pagando as contas, mas o intuito da rede social sempre esteve à frente de qualquer oneração que pudesse gerar. A certeza da informação rápida, esse sempre foi o fundamento do Twitter e continuará sendo.

Como se informar pela rede social depois de 1º de abril?

Dadas as circunstâncias, sempre é possível encontrar fontes confiáveis para informar o que está acontecendo no momento. Verifique a fonte sempre e antes de confiar plenamente em apenas uma opinião ou informação, não custa nada você catar a informação em outro lugar, como algo que os primitivos faziam, dar um GOOGLE.

O segundo passo é você procurar as fontes que deseja seguir, os sites de empresas confiáveis sempre disponibilizam o link das redes sociais, comece a garimpar por elas.

Desconfie de informações sensacionalistas, informações muito boas ou muito ruins para ser verdade podem facilmente ser fonte de desinformação. Se você usa o Google Discover, sabe bem do que estou falando.

Aprenda a identificar bots e contas falsas, geralmente os sinais mais claros são automatizações de respostas, número alto de postagens em pouco tempo, perfil com falta de informações pessoais.

E principalmente, não repasse informações sem checar, seja no Twitter ou em qualquer lugar, especialmente no WhatsApp.

E a sua opinião?

O que você acha de tudo isso? Pouco faz diferença ou a rede social está prestes a ir pro limbo da internet? (Press F).