Por vezes, o Twitter tem uma má reputação por conta da experiência negativa que muitas pessoas têm na plataforma de mídia social. No entanto, existem maneiras de melhorar o Twitter, por meio da limpeza da sua conta, seu feed e seus seguidores.

Isso pode ser feito verificando as suas configurações, para garantir que você esteja usando todas as ferramentas que o Twitter oferece, deixando de seguir ou silenciar as pessoas que você segue e bloqueando as pessoas que o seguem.

Diante disso, vamos te mostrar a seguir, como você pode limpar a sua conta, feed e seguidores do Twitter. Dessa forma, certamente a sua experiência com o app vai melhorar.

Por que o seu Twitter precisa de uma limpeza?

Crédito: M3 Mídia
Crédito: M3 Mídia

Você pode não pensar que seu Twitter precisa de uma limpeza, mas está enganado. Em suma, existem configurações que valem a pena ajustar, contas que valem a pena deixar de seguir e pessoas que valem a pena bloquear.

Entretanto, você não saberá até começar a explorar suas opções, ao invés de apenas rolar cegamente seu feed a cada hora. Quando se trata de seus colegas usuários do Twitter, você tem a opção de bloqueá-los, silenciar ou deixar de segui-los, dependendo se você os está seguindo ou se eles estão seguindo você.

Você também pode ajustar suas configurações para garantir que está obtendo a experiência do Twitter desejada. Veja como a seguir.

Como limpar a sua conta do Twitter?

Crédito: M3 Mídia
Crédito: M3 Mídia

Para limpar sua conta do Twitter, você precisa:

  1. Abra o seu Twitter, e toque no ícone do seu perfil;
  2. Em seguida, acesse Configurações & Suporte > Configurações e Privacidade;
  3. No menu que se abre, você tem acesso a muitas opções diferentes, como baixar um arquivo de seus dados e desativar sua conta. No entanto, para fins de limpeza do Twitter, você pode definir as informações da Sua Conta, como seu número de telefone e endereço de e-mail, alterar sua senha, gerenciar a segurança da sua conta e alterar suas configurações de notificações.
Como editar as informações da sua conta do Twitter.
Como editar as informações da sua conta do Twitter.

Você também pode garantir que o seu perfil do Twitter esteja como você deseja. Para isso:

  1. Abra o seu Twitter, e toque no ícone do seu perfil;
  2. Em seguida, toque em Perfil > Editar Perfil;
  3. Depois, você pode alterar seu Nome, Biografia e Localização, adicionar um site e/ou sua data de nascimento. Você também pode adicionar (ou alterar) sua foto de perfil e/ou sua imagem de capa. O objetivo é garantir que seu perfil o represente da maneira que você deseja ser representado.

Uma vez que suas configurações e perfil estejam como você deseja, você deve passar para a limpeza do seu feed do Twitter.

Como editar o seu perfil do Twitter.
Como editar o seu perfil do Twitter.

Como limpar seu feed do Twitter?

Limpar seu feed do Twitter significa dar uma boa olhada nas contas que você está seguindo. O objetivo é diminuir o número de contas que você segue para garantir que o seu feed seja relevante e compatível com os seus interesses.

A ação se faz necessária, por vezes, pois você pode ter seguido contas por capricho e, ter perdido o interesse em seus tweets ao longo do tempo. Para ver quem você está seguindo, realize o seguinte passo a passo:

  1. Abra o seu Twitter, e toque no ícone do seu perfil;
  2. Em seguida, você verá dois números: um ao lado de Seguindo, e outro, ao lado de Seguidores. Toque em Seguidores;
  3. A partir disso, você verá uma lista das contas que você segue apresentadas em ordem cronológica, das mais recentes, para as mais antigas;
  4. Role a lista para baixo, certificando-se de que você deseja seguir ativamente todos que está seguindo. Se você encontrar alguém que não deseja mais seguir, basta clicar no botão Seguir à direita para Deixar de seguir essa conta. Você também pode clicar no perfil em questão para ver mais opções relacionadas a essa conta específica. Basta encontrar o ícone de três pontos e clicar nele para abrir um menu contextual e silenciar a conta;
  5. Em termos de limpeza do seu feed, a outra opção útil é desativar os retweets, o que significa que você só verá os tweets originais dessa conta.

Como limpar seus seguidores do Twitter?

Para limpar a sua conta do Twitter, você deve dar uma olhada em quem segue. Enquanto a maioria das pessoas está feliz em muitos seguidores, você pode se incomodar com a "poluição" na sua lista de seguidores. Quanto mais seguidores você tiver, mais difícil isso será.

O que você pode fazer, é proteger os seus Tweets, para que apenas as pessoas que o seguem poderem ver suas postagens, e demais informações da conta. Além disso, você também poderá aprovar todos os novos seguidores a partir do momento em que bloquear sua conta, para impedir que as pessoas o sigam. Esta é uma opção útil se você se encontrar no centro de uma tempestade no Twitter e quiser evitar que não-seguidores se acumulem.

Para tornar sua conta privada, faça o seguinte passo a passo:

  1. Abra o seu Twitter, e toque no ícone do seu perfil;
  2. Em seguida, acesse Configurações & Suporte > Configurações e Privacidade;
  3. Logo após, toque em Proteger seus Tweets.

A outra opção, menos extrema, é bloquear contas individuais que você não quer que o sigam. Para fazer isso, clique em seu perfil ou foto de perfil (dependendo da plataforma que você está usando para acessar o Twitter) e clique em Seguidores.

Agora você verá uma lista das pessoas que te seguem. Role para baixo até encontrar alguém que você não quer que o siga e clique em seu perfil. Clique no ícone de três pontos e você verá a opção Bloquear @[nome de usuário]. Uma vez selecionada, essa conta não poderá mais ver seus tweets.