No último final de semana, a equipe de advogados de Elon Musk deu sua resposta oficial ao processo do Twitter, que atualmente tenta forçar o empresário a concluir seu acordo de aquisição da rede social por US$ 44 bilhões. De acordo com o CNN Business, no texto de resposta à acusação do Twitter, há a tentativa de refutar as alegações do Twitter, que dizem que o CEO da Tesla teria intenções de sair, injustamente, do acordo de compra.

No relatório enviado pela equipe jurídica de Elon Musk repete a ideia de que o empresário já havia dito antes, que diz que o Twitter deturpou o número de contas de bots falsos em sua plataforma. Esta ideia é o principal motivo, de acordo com o CEO da Tesla, que o fez desistir da compra do Twitter. Na resposta dada pelos advogados foi dito que foi realizada uma pesquisa a parte pelos funcionários de Elon Musk para tentar metrificar a quantidade de contas falsas no Twitter.

Para estimar a quantidade de bots no Twitter, a equipe de Elon Musk utilizou os dados fornecidos pelo "firehose" de tweeets do Twitter, além de uma ferramenta pública chamada "Botometer", criada por pesquisadores da Universidade de Indiana. O processo para realizar a contagem não foi detalhada, mas foi dito que a análise adequada foi "restringida" pela falta de tempo e informações dadas pelo Twitter.

A análise feita pela equipe de Elon Musk diz que na primeira semana de julho, os bots de spam representavam cerca de 33% das contas visíveis na rede social e que aproximadamente 10% dos usuários ativos monetizáveis do Twitter, também chamados de mDAU (monetizable daily active users) também eram bots. A rede social afirmou anteriormente que o bots falsos representavam 5% dos mDAU.

Em resposta aos dados gerados pelo estudo feito pela equipe de Elon, o presidente do Twitter, Bret Taylor, diz que as alegações são "factualmente imprecisas, juridicamente insuficientes e comercialmente irrelevantes". O Twitter discorda da análise feita por Elon e diz que o "firehose" utilizado "reflete muitas contas do Twitter que não estão incluídas no mDAU", além de dizer que o "Botometer" depende de um processo diferente da empresa para determinar se uma conta pode ou não ser um bot. Foi dito também que o "Botometer" dava como resultado que o próprio perfil de Elon Musk na rede social possuía uma alta probabilidade de ser um bot.

Elon Musk provoca novamente o Twitter

Segundo o CNBC, no último sábado Elon Musk tweetou fazendo uma enquete para seus seguidores votarem respondendo se "menos de 5% dos usuários diários do Twitter são falsos/spam". Em seguida, o CEO da Tesla postou no Twitter desafiando o CEO da rede social (Parag Agrawa).

Desafio @paraga para um debate público sobre a porcentagem de bots do Twitter. Deixe-o provar ao público que o Twitter tem <5% de usuários diários falsos ou spam!

O que irá acontecer agora

Considerando a resposta de ambos os lados, acredita-se que ambos os lados (Elon Musk e Twitter) não concordem com um primeiro acordo. O julgamento de cinco dias está marcado para começar no dia 17 de outubro de 2022. Em julho deste ano Elon Musk decidiu encerrar o acordo de compra do Twitter, acusando a empresa de violar o acordo e fazer declarações enganosas sobre o número de contas falsas na plataforma. Alguns dias depois deste ocorrido, a rede social entrou com uma ação contra o bilionário.

Fonte: CNNBusiness