Nesta terça-feira, 5, aconteceu a reunião anual de acionistas da companhia de carros elétricos (2018 Annual Shareholder Meeting), no Vale do Silício. Nela, o CEO da Tesla Motors, Elon Musk, anunciou que em breve os donos da Tesla poderão presenciar o Autopilot, ou piloto automático, de graça.

Testes gratuitos do software semi-autônomo do carro devem começar no mês que vem, oferecido pela empresa. Segundo ele, a confiabilidade e capacidade do piloto automático deve aumentar nos próximos seis a 12 meses, e que nessa semana algumas melhorias já foram programadas para o programa de assistência ao motorista, a fim de incrementá-lo ainda mais.

Este recurso é um adicional no carro que não vem com ele, portanto, deve ser adquirido pelo preço de US $ 5.000, contendo a ferramenta de controle de cruzeiro adaptativo e a de manutenção de faixa juntos no valor. Por isso, as melhorias que estão sendo feitas no Autopilot são bastante dramáticas, para que este teste consiga reforçar a segurança e a confiança que o recurso pode passar. Até porque, já ocorreram uma sequência de falhas, algumas graves.

Tesla Model 3
Tesla Model 3

Na reunião, Musk também compartilhou alguns planos para o Modelo Y, que deve inaugurar em março do ano que vem, segundo alguns rumores. A produção começará a partir do primeiro semestre de 2020 e promete ser "algo super especial".

Já o Modelo 3, que é um sedã mais "acessível", deve atingir uma taxa de produção de até 5.000 carros por semana, até o fim deste mês. Isso porque o modelo sofreu alguns problemas em relação à sua obtenção e entrega. Por exemplo, Musk conta que se alguém encomendar um modelo 3 hoje nos EUA, teria que esperar 4 meses para tê-lo. Um grande número de "motoristas ansiosos" estão nessa lista de espera.

Por fim, Musk anunciou que não vai construir uma motocicleta Tesla, pois sua experiência de quase morte enquanto pilotava uma o deixou longe dessa ideia. Outras novidades foram abordadas também, como preocupações com a produção e preços do modelo 3 e o anúncio de uma nova Gigafactory para produções de baterias em Xangai.

Via: Mashable