A Tesla, empresa do famoso empresário Elon Musk, já se mostrou transparente e secreta ao mesmo tempo. Ao passo que a empresa fabricante de carros elétricos já abriu suas patentes para outras empresas que queiram utilizar suas tecnologias, suas baterias (que são um ponto central de seus carros elétricos) sempre foram um mistério.

A empresa construiu uma fábrica gigante em Nevada, Estados Unidos, para a produção em série de baterias de modelo 2170 e componentes elétricos. Até o momento, o que acontecia dentro dessa fábrica se mantia em sigilo, até o Science Channel conseguir acessar a chamada Gigafactory de Nevada e, em um episódio recente de seu programa Super Fábricas, a rede optou por se aprofundar nas operações da enorme fábrica de baterias.Um trecho de dez minutos apresentou alguns aspectos interessantes sobre as atividades em andamento no sítio, como seu sistema de refrigeração personalizado, que é otimizado para a sustentabilidade.

Imagens raras do processo de fabricação de células de bateria também foram destacadas no programa Super Fábricas. Isso inclui os sistemas de transporte maciço e elaborado que a empresa utiliza para a fabricação de células de bateria. Há também um relance das baterias aparentemente sendo montadas para uma unidade de bateria Powerwall. Curiosamente, o trecho também mencionou que o Gigafactory Nevada é capaz de produzir cerca de 13 milhões de células por dia.

O que é particularmente interessante é que a linha de produção de baterias da Tesla em Gigafactory Nevada ainda não representa o melhor que a empresa procura oferecer. Essa honra pertence ao Projeto Roadrunner em Fremont, que atualmente está passando por uma expansão para uma linha de produção piloto. Ao contrário das células 2170 sendo produzidas em parceria com a Panasonic em Giga Nevada, as células Roadrunner são completamente projetadas e produzidas pela Tesla.

As expectativas são bastante altas para as células personalizadas da empresa, com especulações sugerindo que as baterias podem durar um milhão de quilômetros em veículos elétricos e décadas em dispositivos de armazenamento de energia. Por fim, as imagens de Gigafactory Nevada compartilhadas no trecho de Super Fábricas provavelmente forneceriam um bom contraste com o Roadrunner Project da Tesla, que deve ser apresentado e explicado em profundidade no próximo evento do Battery Day em setembro.

Confira as imagens captadas pelo Science Channel: