Elon Musk quer construir uma cidade em Marte com aproximadamente um milhão de pessoas, a meta é alcançar esse objetivo nos próximos anos, afirma o empresário espacial. A ideia é transformar a humanidade em uma espécie multi-planetária. O CEO da SpaceX atualmente trabalha na espaçonave que vai enviar os primeiros humanos ao planeta vermelho, e um avanço muito importante vai abrir caminho para a criação de uma colônia extraterrestre. Assim os humanos evitaram um possível evento de extinção em massa da humanidade.

A nave estelar é fundamental para colonização de Marte. A nave é de aço inoxidável e foi projetada para enviar até 100 pessoas em direção a Marte, possui um motor Raptor que usa oxigênio líquido e metano em vez do propulsor de foguete tradicionais, que são usados nos motores Merlin do Falcon 9.

Essa é um passo importante, pois Elon Musk espera que os seres humanos sejam capazes de estabelecer plantas propulsoras e criar combustível de Marte para retornar à Terra ou mesmo continuar a sua jornada e estabelecer uma rede de salto do planeta vermelho à outros planetas do sistema solar.

Como Elon Musk pretende criar uma cidade em Marte?

Ilustração artística das naves espaciais da SpaceX em Marte.
Créditos: SpaceX

O que é uma sincronização orbital?

Para colonizar o planeta vermelho é necessário realizar a sincronização planetária entre o planeta Terra e Marte. As sincronizações orbitais são o ponto em que a Terra e Marte estão alinhados e mais próximo. Isso ocorre a cada 26 meses terrestres. Esse é o momento ideal para um lançamento da Terra para Marte, pois a distância durante a sincronização planetária entre os dois planetas é reduzida para cerca de 53 milhões de quilômetros.

Os dois planetas seguem uma órbita oval, por isso nem todo alinhamento é igual. A NASA explica que em 2003, a Terra fez sua maior aproximação à Marte em 60.000 anos. Apenas em 2287 é esperada uma aproximação como essa.

A SpaceX pretende tirar proveito nas próximas sincronizações interplanetárias entre a Terra e Marte, previstas para o ano de 2022 e 2024. Na verdade, esse é o plano de Elon Musk, conforme anunciado no Congresso Astronáutico Internacional em setembro de 2017.

A SpaceX pretende construir e enviar uma 'Frota Colonial de Marte' somando mais de mil naves que vai transportar cargas de materiais para auxiliar na construção das estrutura no planeta vermelho. O transporte será de 100 passageiros por vez, no primeiro momento a SpaceX vai enviar duas naves não tripuladas conhecidas como BFR a Marte em 2022, com cada uma capaz de transportar 100 toneladas de carga prontas para os primeiros seres humanos do planeta vermelho.

Os planos da SpaceX são de enviar a primeira nave tripulada na segunda sincronização, em 2024, enviando duas naves tripuladas ao lado de outros duas naves não tripuladas. As seis naves no total somarão o dobro da massa da Estação Espacial Internacional (ISS).

Créditos: SpaceX
Créditos: SpaceX

Como a SpaceX vai construir uma cidade em Marte?

Cada sincronização planetária entre a Terra e Marte provavelmente será utilizada para a construção da base em Marte, inicialmente focada no suporte à vida e na produção de combustível e alimentos. Desta forma, a colonização vai ocorrer gradualmente. Se tudo ocorrer bem, Elon Musk afirma que uma colônia poderá tomar forma daqui a sete a dez anos, e a colonização completa pode durar entre 40 a 100 anos.

A partir daí, o plano é estabelecer as comodidades necessárias para a sobrevivência em Marte, como um sistema de reciclagem de lixo e o desenvolvimento de mobilidade na superfície marciana. As primeiras cidades auto-sustentável em Marte vão poder começar a estudar questões maiores, pesquisar o planeta e tentar entender se havia vida em Marte.

Paul Wooster, principal engenheiro de desenvolvimento de Marte da SpaceX, disse em setembro de 2018 que "A ideia seria expandir, começar não apenas com um posto avançado, mas crescer em uma base maior, não apenas como na Antártica, mas realmente um vila, uma cidade, crescendo como uma cidade, e depois várias cidades em Marte."

Elon Musk prevê que o governo marciano operário, inicialmente usando uma forma de democracia direta.

Elon Musk afirma que que há 70% de chance de ele ir à Marte

Especialistas como Lewis Dartnell, cientista da Universidade de Westminster, projetaram visões sobre como os novos habitantes de Marte podem lidar com o terreno hostil. Isso inclui portas lacradas, estufa, painéis solares, uma academia para reter a massa muscular com um terço da gravidade terrestre e banheiros especialmente projetados para reciclar resíduos. As transmissões de rádio sofrem um atraso de 20 minutos da Terra para Marte, e vice versa.

SpaceX em direção à Marte: O que acontecerá agora?

O próximo passo é testar a nave estelar. A SpaceX construiu uma versão em miniatura, apelidada de "tremonha", em suas instalações no Texas. Sua construção é em aço inoxidável, inspirada em Tintin, e parece futurista, mas carece de muitos recursos na versão final.

O plano é usar um dos três motores da tremonha para completar pequenos saltos do chão, antes de passar para vôos sub-orbitais mais ambiciosos usando os três. O primeiro lançamento pode ocorrer a qualquer momento.

Será necessário 10.000 viagens à Marte, com 100 pessoas em direção ao planeta, para alcançar o número de um milhão de habitantes. Descrevendo a jornada, Elon Musk acrescentou: "Deve ser muito divertido e emocionante. Não pode parecer apertado e chato. Portanto, o compartimento da tripulação ou o compartimento do ocupante estão configurados para que você possa realizar jogos na gravidade zero. Haverá filmes, salas de aula, cabanas e um restaurante. Vai ser muito divertido ir. Você vai se divertir muito".

A Nasa também disse que planeja estabelecer uma colônia de Marte na década de 2030, embora planeje estabelecer uma base na Lua primeiro, e criar 'instalações de habitação no espaço profundo', que servirão como trampolins para o Planeta Vermelho.