O Telegram enviou mensagens contundentes aos seus usuários nesta terça-feira (9) em oposição ao Projeto de Lei das Fake News. Segundo a plataforma, a proposta "irá acabar com a liberdade de expressão" e que o Brasil está prestes a aprovar uma lei que concederá ao governo poderes de censura sem a devida supervisão judicial. O Telegram classifica o PL 2630 como uma das legislações mais perigosas já propostas no país.

Telegram dispara mensagem contra o PL das Fake News

O embate entre o Telegram e a justiça brasileira se intensificou devido à alegação de que a plataforma não teria cumprido pedidos judiciais de identificação de usuários envolvidos em grupos neonazistas. Na última semana, porém, a plataforma disse que não descumpriu nenhuma notificação.

Em uma investigação conduzida pela Polícia Federal, foi revelado que um adolescente responsável por um ataque a escolas em Aracruz, Espírito Santo, no ano passado, participava de chats neonazistas no Telegram.

Telegram dispara mensagem contra o PL das Fake News e alerta para o fim da liberdade de expressão
Telegram dispara mensagem contra o PL das Fake News e alerta para o fim da liberdade de expressão (Foto: Oficina da Net)

O Projeto de Lei das Fake News tem como objetivo estabelecer a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Ele estabelece obrigações para redes sociais, aplicativos de mensagens e ferramentas de busca em relação à identificação e remoção de contas e conteúdos considerados criminosos. Por conta dos recentes ataques em escolas espalhadas pelo Brasil, a discussão em torno da aprovação do projeto ganhou ainda mais destaque.

Resistência das big techs

Enquanto o governo espera conter a disseminação de conteúdos violentos e nocivos nas redes sociais, as grandes empresas de tecnologia têm demonstrado resistência em relação à regulação da internet. O Google, por exemplo, incluiu em sua página de busca um link para um texto intitulado "O PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira".

E você? Qual sua opinião sobre o PL das Fake News?