O Google retirou o aviso contra o PL das Fake News de sua página inicial após a divulgação da medida cautelar determinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom). Conforme noticiamos nesta manhã, a mensagem dizia que o projeto de lei poderia "aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira". Sujeito ao pagamento de uma multa de R$ 1 milhão por hora, a empresa retirou o manifesto.

Google retira mensagem contra o PL das Fake News

Mensagem que aparecia na pagina inicial do Google é retirada do ar
Mensagem que aparecia na pagina inicial do Google é retirada do ar

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou a medida em coletiva de imprensa nesta terça-feira (2), e destacou algumas decisões de efeito imediato, incluindo a obrigatoriedade de sinalizar que a mensagem contra o PL das Fake News se trata de publicidade contra a projeto de lei que vem sendo discutido há alguns dias.

Veja um trecho desta coletiva:

Segundo a Senacom, esse manifesto se trata de uma propaganda abusiva, que necessita de contra-propaganda. Flávio Dino ainda reforça que o debate sobre o PL das Fake News na Câmara dos Deputados transcorria de forma normal, "até que nesse final de semana houve uma profusão de estudos mostrando uma tentativa de censurar o debate, por intermédio de atuações atípicas de empresas que têm interesses próprios e econômicos".

Em caso de descumprimento da medida cautelar, a Google precisará arcar com uma multa de R$ 1 milhão por hora, a partir da notificação da medida.