O Google revelou que excluiu mais de 20 mil canais do YouTube somente no primeiro trimestre de 2023. A informação foi publicada pelo blog do TAG (Threat Analysis Group) do Google, onde foi dito que os canais que foram encerrados faziam parte de uma investigação sobre "campanhas de operação de influência coordenada" relacionadas a diversos países. Além disso, 6.930 canais "possuíam conteúdo de spam em chinês sobre música, entretenimento e estilo de vida".

Encerramento de canais do YouTube faz parte de uma investigação

Mais de 20 mil canais são excluídos pelo Google no primeiro trimestre de 2023. Fonte: Oficina da Net
Mais de 20 mil canais são excluídos pelo Google no primeiro trimestre de 2023. Fonte: Oficina da Net

De acordo com o grupo de análises de ameaças do Google (TAG), dos 20.000 canais no YouTube excluídos no primeiro trimestre deste ano, 18 mil eram chineses. Destes, uma parte continua "conteúdo em chinês e inglês sobre relações exteriores entre da China e EUA". No comunicado sobre a ação de encerramento de contas no serviço de streaming de vídeos, a Rússia também foi mencionada como sendo a origem de conteúdos relacionados ao Azerbaijão. Além disso, foi detectado a influência coordenada de canais com assuntos relacionados à Polônia, Irã, Albânia, Israel, Venezuela, Nigéria etc.

Contas do AdSense, Blogger e domínios também são bloqueados

O Google excluiu outras contas além das vinculadas a canais do YouTube. De acordo com a publicação do TAG, houve o encerramento de contas do AdSense, de blogs do Blogger e de domínios bloqueados para exibição nos feeds do Google Notícias e do Google Discover.