Desde que o WhatsApp anunciou a alteração nos termos de uso e política de privacidade vários usuários do aplicativo migraram para outras plataformas, como Telegram que além de tratar os dados de seus clientes com maior segurança também possui recursos e funções que não estão disponíveis na concorrência, como a possibilidade de realizar chamadas de voz em grupo através da versão para PC ou celular.

Chamadas de voz no Telegram

O recurso de chamadas de voz chegou recentemente ao Telegram e é pouco utilizado pelos usuários do mensageiro, embora a qualidade da chamada seja superior ao do WhatsApp e haja a possibilidade de realizar chamadas individuais ou em grupo. A função está disponível para tanto na versão mobile quanto para desktop, permitindo uma comunicação entre os usuários de diferentes plataformas.

A chamada pode ser realizada em grupos, canais ou com contatos específicos, bastando estar conectado à Internet e possuir uma conta no aplicativo.

No smartphone

1º Passo:

Abra o aplicativo e toque sobre o ícone de lápis presente na página inicial do mensageiro, em seguida pressione sobre 'Criar grupo' (ou canal) e toque sobre os três pontos localizados no canto superior direito. Tendo feito isso vá até 'Iniciar Chat de Voz'.

Crie ou abra o grupo no Telegram. (Foto: Oficina da Net).
Crie ou abra o grupo no Telegram. (Foto: Oficina da Net).

2º Passo:

Defina com qual perfil irá entrar na chamada e posteriormente toque sobre 'Convidar membros'; faça o convite procurando pelo usuário do grupo ou através de um link de acesso direto. Veja:

Convide membros e inicie a chamada em grupo. (Foto: Oficina da Net).
Convide membros e inicie a chamada em grupo. (Foto: Oficina da Net).

3º Passo:

Por fim você já poderá conversar em grupo com as pessoas que aceitarem o convite para a chamada de voz. Outro recurso interessante para habilitar é o 'Chat de voz flutuante', em que é exibido uma bolha semelhante ao que temos no Messenger e por onde é possível controlar algumas funções da ligação, como ativar o viva voz, mutar ou encerrar aconexão.

Faça a chamada de voz. (Foto: Oficina da Net).
Faça a chamada de voz. (Foto: Oficina da Net).

Vale a pena saber:

O Telegram permite que o usuário agende reuniões através da plataforma. Essa função está disponível para Android, iOS ou desktop.

No PC

Na versão para desktop também é possível realizar chamadas de voz em grupo, bastando ter o mensageiro instalado (não funciona na versão para navegador ou portátil).

1º Passo:

Logo após ter feito a instalação do Telegram no seu computador realize login na sua conta e entre no grupo que deseja fazer a ligação.

Chamadas de voz na versão para desktop. (Foto: Oficina da Net).
Chamadas de voz na versão para desktop. (Foto: Oficina da Net).

2º Passo:

Pronto, agora basta convidar os participantes da reunião e conversar pelo Telegram através do computador.

Chamada de voz na versão para desktop. (Foto: Oficina da Net).
Chamada de voz na versão para desktop. (Foto: Oficina da Net).

Grupo Oficina da Net no Telegram

A dica bônus é participar do grupo do Oficina da Net no Telegram. Por lá falamos sobre as novidades e polêmicas do mundo da tecnologia, você terá contato direto com alguns dos redatores e equipe do Oficina da Net. Para participar, só clicar no link:

https://t.me/oficinadanet

O que achou desse tutorial? Já conhecia essa função? Conta pra gente, comente!