O Telegram aparentemente está testando novos recursos e que provavelmente serão adicionados no aplicativo a partir das próximas atualizações. De acordo com rumores, a desenvolvedora está trabalhando para permitir que os usuários da plataforma divulguem seus produtos e efetuem as vendas por meio do mensageiro. Essa funcionalidade está presente há alguns meses no WhatsApp Business e deverá ser inserida no concorrente em breve.

O recurso deverá chegar a partir da versão beta v7.7.2 e funcionará como uma loja virtual dentro do Telegram, permitindo que o vendedor anuncie seu catálogo de produtos e faça às vendas utilizando o app.

Compras dentro do Telegram

Imagens da interface do aplicativo mostram que o recurso permitirá criar figurinhas com a foto do produto e adicionar algumas informações sobre o item, como uma breve descrição, preço e formas de pagamento. O vazamento foi divulgado pelo perfil TestingCatalog no Twitter e indica que a plataforma pretende adicionar uma opção para pagamentos através do app utilizando um cartão de crédito.

Na opção de checkout o usuário terá a opção para inserir os dados do endereço onde o produto será entregue; nessa área também é possível selecionar o tipo de frete e pagar uma gorjeta opcional para o vendedor. Toda a transação será feita dentro do próprio app e autenticada por serviços de terceiros como o Ebanx, por exemplo.

Interface da opção de pagamentos no Telegram. (Foto: Reprodução/TestingCatalog).
Interface da opção de pagamentos no Telegram. (Foto: Reprodução/TestingCatalog).

A expectativa é de que a funcionalidade seja adicionada nas próximas versões beta do aplicativo e por enquanto ainda não há detalhes sobre as bandeiras de cartão que serão aceitas ou quando a novidade estará disponível por aqui. Quanto às taxas, é provável que os vendedores terão que pagar algum tipo de tarifa para o Telegram, dessa forma sendo possível vender os itens por meio do mensageiro.

Leia também:

Grupo do Oficina da Net no Telegram:

  • Para participar do grupo do Oficina da Net no Telegram e ter contato direto com os redatores e editores do site CLIQUE AQUI.
  • Para participar do canal de notícias CLIQUE AQUI.