O Bluetooth 5.4 é o padrão mais recentemente adotado por novos dispositivos lançados por diversas fabricantes, incluindo a Sennheiser com o fone de ouvido TWS Momentum True Wireless 4. Entretanto, ele não traz melhorias relacionadas à transmissão de áudio e sim na forma como os dados são distribuídos, trazendo mais segurança e confiabilidade. Desta forma, oos novos recursos do Bluetooth 5.4 beneficiam o varejo e não o consumidor final.

Quais são os principais recursos do Bluetooth 5.4?

Principais recursos do Bluetooth 5.4 e funcionalidades do Bluetooth 5.3 e do Bluetooth 5.2.
Principais recursos do Bluetooth 5.4 e funcionalidades do Bluetooth 5.3 e do Bluetooth 5.2.

Dentre recursos, aprimoramentos e melhorias, o Bluetooth 5.4 tem como principais destaques as seguintes funcionalidades:

Publicidade Periódica com Respostas

A Publicidade Periódica com Respostas permite que o dispositivo Bluetooth se comunique de forma bidirecional com vários aparelhos. Entretanto, este recurso foi desenvolvido somente para o setor de varejo e não para controlar todos os dispositivos Bluetooth na sua casa.

Perfil de etiqueta eletrônica de prateleira (ESL)

O padrão Bluetooth 5.4 permite que uma loja monitore e altere de forma remota as etiquetas eletrônicas de diversos produtos. Através do perfil (profile) Eletronic Shelf Label (ESL), é possível inserir diversas informações a serem exibidas nas "plaquinhas" dos produtos.

Etiqueta eletrônica de prateleira com Bluetooth 5.4 acessada e atualizada remotamente.
Etiqueta eletrônica de prateleira com Bluetooth 5.4 acessada e atualizada remotamente.

Dados de publicidade criptografados

Para evitar possíveis invasões e alterações não autorizadas ao utilizar o perfil de etiqueta eletrônica de prateleira (ESL), os dados enviados são criptografados. O Bluetooth 5.4 possibilita uma padronização na criptografia dos dados, mantendo assim a conexão segura.

O que já era oferecido anteriormente com o Bluetooth 5.3?

Embora o Bluetooth 5.3 tenha focado tambem em soluções corporativas, houve tambem a implementação de uma novidade que melhora a experiência do usuário final. Confira a seguir as principais mudanças que ocorrerão neste padrão Bluetooth.

Recursos oferecidos no padrão Bluetooth 5.3.
Recursos oferecidos no padrão Bluetooth 5.3.

Aprimoramento Periódico de Publicidade

O Aprimoramento Periódico de Publicidade permite que o dispositivo verifique apenas uma vez se os dados enviados foram recebidos ao invés de ficar enviando a mesma informação repetidamente na tentativa de garantir que ela seja entregue. Com isso, há um aumento da economia de energia e consequentemente a duração de bateria melhorará.

Aprimoramento no controle do tamanho da chave de criptografia

O aprimoramento no controle do tamanho da chave de criptografia permite que o dispositivo Bluetooth responsável por enviar os dados especifique quantos caracteres há na chave de criptografia de um dispositivo receptor, reduzindo as idas e vindas de dados.

Alternar rapidamente entre o uso pesado e leve do Bluetooth

Chamado de Connection Sub Rating, este recurso permite a alternância mais rápida entre os modos de uso leve e pesado do dispositivo Bluetooth. Através da subclassificação de conexões, a alternância entre os modos de uso ficará menos perceptível, tornando a experiência mais suave para o usuário.

Aprimoramento da classificação de canais

Com a Classificação de Canais aprimorada, os dispositivos Bluetooth realizam a classificação de canais de forma mais eficiente quando pacotes de dados são enviados utilizando frequências diferentes.

O que o Bluetooth 5.2 trouxe de diferente?

O padrão Bluetooth 5.2 trouxe recursos interessantes para a transmissão de áudio e foi a versão mais recente que contou com funcionalidades úteis para o usuário final. Abaixo você confere as principais implementações trazidas por este padrão.

LE Audio. Fonte: Bluetooth SIG
LE Audio no Bluetooth 5.2. Fonte: Bluetooth SIG

LE Audio, Bluetooth Low Energy (BLE) de codec de áudio Bluetooth LC3

Desde a versão 4.0 este modo de transmissão de dados sem fio vem evoluindo o Bluetooth Low Energy (BLE), e finalmente iremos ter este benefício implementado para a transmissão de dados de som, o LE Audio. Anteriormente, a transmissão de áudio era feita pelo Classic Audio, do Bluetooth Classic radio, mas agora o LE Áudio irá operar utilizando as frequências de transmissão do BLE, que anteriormente só eram utilizadas para a transmissão de outros tipos de dados, que não os de áudio.

Para a transmissão de áudio acontecer de forma mais eficiente através das frequências do BLE, utilizando o LE Audio, criou-se um codec de áudio Bluetooth, o LC3, que veio para substituir o SBC, codec universal presente em todos os dispositivos Bluetooth.

Multi-Stream Audio - Transmissão de som simultânea

O Audio Multi-Stream será possível, de forma nativa, com a chegada do Bluetooth 5.2 e do LE Audio. Com esta tecnologia será possível transmitir mais de um fluxo de transmissão de dados de áudio, de maneira sincronizada, de forma independente, entre um dispositivo de áudio (smartphone, tablet, notebook) e fones de ouvido TWS. Dessa forma, a latência na transmissão de áudio será menor e o sinal ficará mais estável.

Audio Sharing - Compartilhamento de áudio

O Audio Sharing (compartilhamento de áudio) é algo novo que será implementado com a vinda do Bluetooth 5.2 e do LE Audio. Esta tecnologia irá permitir o compartilhamento de sinais de áudio pessoais ou baseados em localização.

Através do compartilhamento de áudio pessoal, será possível compartilhar de maneira simples as músicas ou áudios de vídeos com familiares e amigos. O som gerado por um smartphone, tablet ou notebook, poderá ser transmitido para 2 ou mais fones de ouvido ou caixas de som Bluetooth.