O IAMF (Immersive Audio Model and Formats) é uma tecnologia de som espacial feito para competir com o Dolby Atmos, mas com a diferença de que é algo livre de royalties. Desta forma, não é preciso pagar por uma licença de uso do formato para utilizá-lo em um dispositivo. Isso já foi feito para a reprodução de imagens em vídeos com o HDR10+, que veio para rivalizar com o Dolby Vision, o HDR da Dolby Laboratories.

IAMF: o que o formato de som espacial tem a oferecer?

O que é e como funciona o IAMF. Fonte: Samsung
O que é e como funciona o IAMF. Fonte: Samsung

Criado pela Samsung e pelo Google, o IAMF (Immersive Audio Model and Formats) é um padrão de áudio de código aberto, ideal para fabricantes que não querem pagar taxas de licenciamento para utilizar a tecnologia em seus dispositivos.

Seus pontos fortes são os recursos de ajuste do áudio, análise de cena e efeitos de áudio utilizando IA e som vertical.

ÍNDICE

Análise de cena e efeitos de audio com IA

Através da IA (inteligência artificial) e do aprendizado de máquina (machine learning), o IAMF analisa as cenas dos vídeos para ajustar dinamicamente o áudio para que ele se adeque melhor às cenas. Isso significa a reprodução das vozes em momentos em que o diálogo em uma série é importante ou dos efeitos especiais em cenas de ação de um filme.

Com a análise da IA, teremos um equilíbrio maior na reprodução das diferentes camadas de sons (música de fundo, diálogos e sons de efeitos especiais), trazendo uma nitidez maior para o que é ouvido pelo usuário. Isso sem dúvidas tornará o trabalho dos alto-falantes consideravelmente mais fácil.

Além disso, conforme o ambiente onde as caixas de som são colocadas, há ajustes nos sons reproduzidos para trazer um equilíbrio tonal maior (reprodução e graves, médios e agudos).

Análise do áudio de filmes, séries, jogos, documentários e esportes para separar os sons em camadas e deixar uma parte do som mais pronunciada. Fonte: Samsung
Análise do áudio de filmes, séries, jogos, documentários e esportes para separar os sons em camadas e deixar uma parte do som mais pronunciada. Fonte: Samsung

Áudio personalizado

O IAMF é capaz de separar diferentes camadas da trilha sonora, possibilitando separar, por exemplo, os comentários das músicas de fundo e dos sons de efeitos especiais (explosões, batidas etc.). Desta forma, o usuário pode escolher qual destas partes ele quer que fique mais pronunciada.

Outro ponto interessante é para quem está do lado da produção de conteúdo, que passa a ter a escolha de destacar a voz para um podcast ou os sons do ambiente para um documentário sobre a natureza.

Som Vertical

Para tornar a reprodução dos sons mais natural e envolvente, o IAMF traz grandes evoluções em termos de som vertical.

Google e Samsung anunciam o IAMF em TVs, YouTube e mais

De acordo com o site FlatPanelsHD, durante a CES 2024, a Samsung e o Google revelaram que o IAMF será implementado em TVs, YouTube e mais durante o ano de 2024.

Segundo a Samsung, tanto suas TVs quanto suas soundbars irão contar com o suporte ao IAMF. Entretanto, ainda não se sabe se realmente o nome será esse quando os produtos chegarem ao mercado.

O YouTube também será beneficiado pelo formato IAMF. Isso será uma grande evolução para a plataforma de vídeos, já que não é oferecido suporte ao Dolby Atmos ou ao Dolby Vision.