O Dolby Atmos FlexConnect é um recurso que permite o ajuste automático de um sistema de caixas sem fio com áudio multicanal em qualquer posicionamento na sala. Desta forma, o ouvinte poderá ter uma boa experiência de imersão em filmes, jogos e séries independentemente do local onde ele queira sentar-se. De acordo com a Dolby Laboratories, a TCL é a 1ª a implementar o Dolby Atmos FlexConnect em sua linha de TVs 2024.

O que é o Dolby Atmos FlexConnect? Como funciona?

O que é e como funciona o Dolby Atmos FlexConnect. Fonte: Dolby Laboratories
O que é e como funciona o Dolby Atmos FlexConnect. Fonte: Dolby Laboratories

Através do Dolby Atmos FlexConnect é possível colocar uma ou mais caixas de som sem fio em qualquer lugar da sala. Além disso, a tecnologia é capaz de se adaptar a adição de mais caixas, permitindo que as fabricantes de produtos de áudio possam inovar em suas propostas para proporcionar novas experiências.

Dentre os benefícios oferecidos pelo FlexConnect da Dolby Laboratories está a tecnologia Dolby Atmos, que está presente há anos em diversos sistemas de som multicanal, além flexibilidade para o posicionamento de caixas de som, proporcionando uma conveniência maior para o consumidor. Isso é possível graças ao mapeamento acústico Dolby, que utiliza os microfones da TV para localizar cada caixa de som sem fio na sala para em seguida realizar uma calibração do sistema de forma automática, garantindo um bom desempenho na reprodução dos sons. Em meio ao processo de calibragem, há o balanceamento dinâmico do áudio, onde os sons são distribuídos de forma inteligente entre as diversas caixas de som e alto-falantes da TV.

TCL é a primeira a trazer TVs com suporte ao Dolby Atmos FlexConnect

TVs TCL de 2024 são as primeiras a suportar a tecnologia Dolby Atmos FlexConnect. Fonte: Oficina da Net
TVs TCL de 2024 são as primeiras a suportar a tecnologia Dolby Atmos FlexConnect. Fonte: Oficina da Net

Hoje (29), durante o evento de lançamento de produtos flagship (topo de linha) da TCL, foi anunciado que a empresa trará o suporte ao Dolby Atmos FlexConnect em suas TVs de 2024. Isso permitirá que os alto-falantes da TV trabalhem em conjunto com as caixas de som sem fio, distribuindo a reprodução dos sons de forma inteligente, além de realizar uma calibragem adequada das frequências do som (graves, médios e agudos) de acordo com o posicionamento de caixa na sala.

O que é necessário para utilizar o Dolby Atmos FlexConnect?

O Dolby Atmos FlexConnect necessita de pelo menos uma caixa de som sem fio para trabalhar em conjunto com os alto-falantes da TV.

Quais os principais benefícios do Dolby Atmos FlexConnect?

O Dolby Atmos FlexConnect tem como principais benefícios para sistemas de som:

  • Dolby Atmos: Tecnologia de som surroud, que faz com que os sistemas de caixas de som com multicanal tenham canais de altura, fazendo com que os sons produzidos sejam interpretados como objetos tridimensionais.
  • Posicionamento flexível de caixas de som sem fio: graças à calibração e balanceamento do som através dos microfones da TV, é possível posicionar uma caixa de som em qualquer lugar da sala para trabalhar em conjunto com os alto-falantes da TV.
  • Configuração rápida: Não é necessária a utilização de equipamentos extras ou cabos adicionais. Graças ao mapeamento acústico Dolby, que utiliza os microfones da TV, é possível calibrar e balancear o som dos alto-falantes da TV e das caixas de som sem fio de forma automática.
  • Balanceamento inteligente do som das caixas sem fio: Recurso incluído no Dolby Atmos FlexConnect responsável por distribuir de forma inteligente o som entre as diversas caixas de som e alto-falantes da TV.