Os QR Codes realmente vieram para ficar, com a evolução da tecnologia, nunca foi tão fácil fazer pagamentos ou entrar em links e sites. A funcionalidade pode ser considerada uma grande evolução dos códigos de barras, que pode ser lido pelas câmeras dos celulares. Por conta disso, ele se populariza cada vez mais em revistas, jornais, propagandas e até outdoors. Mas será que ele é realmente seguro?

Segundo o FBI em 2022, um aletra foi emitido para que todos tomassem cuidado com os QR Codes, que podem ser manipulados pelos criminosos virtuais e prejudicar os usuários. O objetivo é sempre o mesmo, roubar dados pessoais e bancários dos consumidores através de sites falsos. Mais de 20 milhões de pessoas acabaram caindo no golpe do QR Code falso durante uma partida de futebol americano nos EUA.

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

QR Code: Quais os perigos da funcionalidade?

Ter os dados expostos

Alguns dos códigos QR fraudulentos contêm scripts que possibilitam ao fraudador obter acesso a informações sensíveis dos usuários, incluindo endereço de e-mail, dados bancários, número de telefone, entre outros.

Comandos ocultos

Ao escanear o código, há também a ameaça de comandos ocultos que podem ser acionados sem o conhecimento do consumidor. Portanto, esses códigos não se restringem apenas a redirecionar para sites, mas também podem ativar diversas ações nos celulares. Entre as ações mais frequentes estão o envio de mensagens de texto, o compartilhamento de localização, o acesso à lista de contatos ou mesmo ao e-mail.

Golpe de Phishing

Estas representam as práticas mais frequentes de um QR Code malicioso. Ao encaminhar o consumidor para um site falso, há o risco de cair em golpes de phishing. Mesmo que esses sites sejam distintos dos legítimos, o cliente pode não perceber e acabar fornecendo suas informações bancárias e dados de redes sociais. Isso possibilita aos criminosos um acesso facilitado às informações privadas.

Download de malware

Por último, ao escanear um QR Code, o usuário pode inadvertidamente baixar um aplicativo ou arquivos contendo malware. Os malwares são programas maliciosos que se instalam nos dispositivos. Com esse tipo de arquivo, os criminosos conseguem violar a privacidade do celular e ter acesso a todos os dados e arquivos armazenados no aparelho.