O Omegle, um serviço de bate-papo online que permitiu que milhões de usuários em todo o mundo se conectassem com estranhos, encerrou suas operações após mais de uma década de existência. Fundado em 2009 por Leif K-Brooks, até então um estudante do ensino médio de 18 anos, o Omegle rapidamente se tornou um fenômeno na internet, permitindo encontros inesperados entre pessoas de todas as partes do mundo.

Omegle encerra suas operações após 14 anos

O anúncio surpreendente veio do próprio K-Brooks, que revelou que o serviço estava sendo encerrado devido ao crescente uso indevido da plataforma, incluindo atividades que ele descreveu como "crimes indizivelmente hediondos".

Durante a pandemia, época em que as pessoas passaram mais tempo em casa e na frente do computador, o número de usuários do Omegle aumentou bastante, mas com eles também vieram os problemas. Por exemplo, só em 2022, o Omegle relatou 600 mil incidentes de abuso sexual infantil em seu site.

Página oficial do Omegle exibe uma mensagem escrita por K-Brooks
Página oficial do Omegle exibe uma mensagem escrita por K-Brooks

Agora, ao tentar abrir o site do Omegle, você vai encontrar um post escrito por K-Brooks, falando sobre os primeiros dias do Omegle, quando o site começo a se tornar popular e atender uma necessidade humana básica de conhecer novas pessoas.

"Por mais que eu desejasse que as circunstâncias fossem diferentes, o estresse e o custo dessa luta - juntamente com o estresse e as despesas existentes de operar o Omegle, e combater seu mau uso - são simplesmente demais. Operar o Omegle não é mais sustentável, financeiramente nem psicologicamente. Francamente, não quero ter um ataque cardíaco aos 30 anos."

Em outro trecho do texto, K-Brooks diz que ao longo da última década, manter o Omegle seguro foi uma batalha perdida. Assim, a plataforma é encerrada após 14 anos online.

E você, já usou o Omegle? O que achou dessa notícia? Deixe seu comentário!

Fonte