A Walt Disney Company confirmou que a marca esportiva Fox Sports será descontinuada de forma definitiva no Brasil a partir de janeiro de 2024. Isso marca o fim de uma era de 12 anos para o canal de TV por assinatura Fox Sports 2, que tem operado de forma independente desde 2022.

Fox Sports vai deixar de existir no Brasil em 2024

Disney anuncia o fim do Fox Sports no Brasil
Disney anuncia o fim do Fox Sports no Brasil

O fim da marca Fox Sports no Brasil faz parte de um plano da Disney, que já estava em andamento desde que adquiriu a Fox globalmente. O canal Fox Sports era anteriormente uma obrigação para a Disney, em cumprimento ao acordo de fusão entre ESPN e Fox com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), aprovado em maio de 2020.

Uma dessas obrigações incluía a transmissão da Copa Libertadores até o final de 2021. Após cumprir essa obrigação, o canal foi transformado em ESPN 4 em janeiro de 2022. Agora, em janeiro de 2024, o canal será descontinuado para finalizar a eliminação total da marca Fox Sports no Brasil.

A chegada da Fox Sports ao Brasil em 2012 foi marcada pela exclusividade na transmissão da Libertadores e da Copa Sul-Americana, o que garantiu seu lugar nas principais operadoras de TV por assinatura do país. O canal não apenas ofereceu conteúdo esportivo exclusivo, mas também deu visibilidade a jornalistas e apresentadores, como Gustavo Villani, que ganhou reconhecimento durante seu tempo no Fox Sports.

A nova sinalização, ESPN 5, substituirá o Fox Sports 2. No entanto, não se esperam grandes mudanças na programação, já que a Disney continuará a promover sua plataforma de streaming, o Star+, onde transmite toda a sua oferta esportiva.