À medida que um computador vai ficando velho, ele deixa de perder a sua potência para realizar trabalhos complexos e que existem muito desempenho e rapidez no processamento. Diante disso, apenas os trabalhos mais simples, como processamento de texto, ou para lidar com as aplicações mais leves.

Apesar disso, o Google encontrou uma forma de reaproveitar o mesmo, pelo seu sistema operacional que transforma um PC antigo, ou um Mac, em um Chromebook. Em suma, o Chrome OS Flex é um sistema muito leve, que foi criado para dar uma nova utilidade aos computadores antigos.

Dessa forma, você não precisa abrir mão de uma produtividade no ecossistema do Google, e o seu computador vai voltar a ter um bom desempenho. Sendo assim, confira abaixo, como realizar o procedimento.

Quais os requisitos mínimos para transformar um PC ou Mac em Chromebook?

Em suma, se você ainda usa o sistema operacional do seu computador, macOS ou Windows, o Chrome OS Flex oferta a possibilidade de dual boot. Dessa forma, você pode escolher se deseja iniciar o sistema do Google ou o padrão do seu dispositivo. Sendo assim, os requisitos mínimos do sistema são:

  • Processador Intel ou AMD x86-64-bits;
  • Memória RAM com 4 GB;
  • Armazenamento interno com 16 GB;
  • Acesso à BIOS.

É importante destacar também, que o Chrome Flex OS ainda está em desenvolvimento. Sendo assim, é possível encontrar instabilidades e travamentos ocasionais.

Mesmo que isso não prejudique a sua usabilidade, já que o desempenho é agradável, alguns bugs podem aparecer a medida que o usuário o usa com frequência.

Restrições do sistema

Ademais, existem algumas funções do seu computador que podem não funcionar de forma correta no Chrome OS Flex. Exemplo disso, são os leitores de CD e DVD, reconhecimento facial, tela touch ou caneta stylus. Além disso, recursos do Thunderbolt e leitor de impressão digital, podem não funcionar.

Apesar disso, é possível que o Google vá, aos poucos, adicionando cada vez mais recursos novos. E assim, a tendências é que haja a compatibilidade do sistema para essas e outras funcionalidades.

Como instalar o Chrome OS Flex?

Veja como instalar o Chrome OS Flex
Veja como instalar o Chrome OS Flex

Antes de começar a instalar o Chrome OS Flex, se certifique de obter uma unidade flash USB com 8 GB ou maior. Feito isso, se cadastre no site do Google Entrerprise, para ganhar o Flex OS de forma gratuita.

Feito isso, siga as orientações abaixo:

  1. Entre na Chrome Web Store;
  2. Em seguida, procure a extensão "Utilitário de recuperação do Chromebook";
  3. Feito isso, toque em "Usar no Chrome" para instalar no navegador;
  4. Depois disso, abra as extensões no Google Chrome pelo botão da peça de quebra-cabeça (no canto superior direito da tela);
  5. Logo depois, clique em "Utilitário de recuperação do Chromebook" e escolha a opção "Primeiros Passo";
  6. Posterior a isso, toque em "Selecione um modelo na lista", e escolha o "Google Chrome OS Flex";
  7. Na opção de produto, escolha por "Chrome OS Flex (Developer-Unstable)";
  8. Em seguida, clique em "Continuar" e insira um pendrive ou unidade flash na porta USB do seu computador;
  9. Feito isso, selecione-o e clique em "Continuar";
  10. Posterior a isso, todos os dados da unidade flash USB serão apagados. Sendo assim, clique em "Criar Agora" e espere enquanto a extensão cria um pendrive bootável com o OS Flex embutido;
  11. Depois que terminar, reinicie o seu computador. Em seguida, acesse a BIOS do sistema ou pressione a tecla "⌥ Option" no Mac;
  12. Além disos, na BIOS, vá até a opção "Boot", mude a ordem e coloque o pendrive no topo da lista;
  13. Por fim, salve as configurações e reinicie o computador. No Mac, é necessário escolher o pendrive bootável e pressionar a tecla "Return".

Pronto! Agora basta seguir as instruções na tela para instalar o Chrome OS Flex no seu computador.