A atualização KB5011831 do Windows 10 foi disponibilizada hoje e, dentre as alterações que ela traz, há a correção para um bug que causa uma tela preta. Trata-se de um update opcional disponibilizado através do Windows Update (WU), ou seja, este patch não será instalado de forma automática, será necessário dar o comando para baixar.

O patch opcional disponibilizado pela Microsoft é seguro e foi testado através do Programa Windows Insider, onde diversos desenvolvedores testam as novidades e correções do sistema operacional. Entretanto, você pode optar por não instalar, caso queira, pois estas mesmas alterações serão incluídas no patch tuesday de maio de 2022.

Como foi dito acima, a atualização KB5011831 não será instalada a menos que o usuário realmente queira. Caso você não necessite das correções realizadas por este patch, você pode aguardar pelas atualizações de maio de 2022 para Windows 10.

Ao procurar por atualizações no Windows Update, você verá a seguinte descrição para a atualização opcional:

2022-04 Visualização de Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 21H2 parar X64-Sistemas baseados (KB5011831)

Captura de tela da atualização KB5011831 do Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela da atualização KB5011831 do Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5011831

É possível baixar a atualização KB5011831 para Windows 10 (64 bits e 32 bits x86) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5011831 para a versão do Windows 10 que está no seu computador (21H2, 21H1 e 20H2).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.

Resumo das atualizações da atualização KB5011831 do Windows 10 (Build 19044.1682)

A atualização KB5011831 do Windows 10 traz somente correções para bugs, não há novos recursos. Entretanto, a Microsoft diz que realizou melhorias no Secure Boot ("inicialização segura") do Windows.

Analisando as correções realizadas pela Microsoft, a empresa diz que alterou o tempo limite para o registro do Azure Active Directory de 60 minutos para 90 minutos. Com isso, o problema que causava uma exceção no tempo limite acabou.

Foi corrigido também um bug na área de trabalho remota, onde ela era fechada ou parava de responder. Além disso, o novo patch disponibilizado pela Microsoft corrigiu um problema bizarro que causava atrasos de até 40 minutos na inicialização. Houve também a correção de um bug crítico onde uma tela preta era exibida, conforme foi dito no início da matéria.

Confira abaixo outras correções que foram realizadas na atualização KB5011831 do Windows 10 (Build 19044.1682).

  • A Microsoft corrigiu um problema que impede que os usuários alterem uma senha caso ela tenha expirado durante o processo de login.
  • A Microsoft corrigiu um problema que faz com que o sistema operacional pare de funcionar quando você aplica uma política de controle de aplicativos do Windows Defender (WDAC).
  • Corrigido um problema em que o sistema operacional pode falhar ao copiar a parte de segurança de uma Diretiva de Grupo.
  • A Microsoft fez alterações para reduzir o balanceamento de carga da unidade de processamento gráfico (GPU) na Área de Trabalho Remota.
  • A Microsoft corrigiu um problema que pode fazer com que um arquivo do OneDrive perca o foco.
  • A Microsoft corrigiu problemas com notícias e interesses onde eles apareciam na tela mesmo quando você não clicava, tocava ou passava o mouse sobre o ícone fixado na barra de tarefas.
  • Atualizado corrigiu um problema em que o evento Shift KeyUp causa problemas com determinados aplicativos quando você usa o IME coreano.
  • A Microsoft corrigiu um problema que exibia o indicador de modo IME incorreto.
  • A Microsoft corrigiu problemas com a unidade de rede para um compartilhamento do Server Message Block versão 1 (SMBv1)
  • Um bug foi corrigido onde a configuração de senha do objeto de computador virtual (VCO) não funciona corretamente.
  • A Microsoft corrigiu um problema que pode causar o travamento do servidor.