Disponibilizada pela Microsoft no dia 12 de abril de 2022, a atualização KB5012599 para Windows 10 vem apresentando problemas na instalação para alguns usuários. A desenvolvedora do Windows aponta em seu relatório sobre o Patch Tuesday de abril de 2022 que já está ciente de 3 problemas. Entretanto, não é citado esta inconsistência na instalação do novo patch e nem o erro 0xc0000022 que está ocorrendo em navegadores como Chrome, Edge e Firefox.

Na seção de perguntas e respostas da Microsoft, o usuário "FishburnAllan-7020" relata que está tendo problemas com a instalação da atualização KB5012599 do Windows 10 via SCCM (Microsoft Systems Management Server). É dito que está havendo uma falha enorme na atualização de máquinas, onde 30 delas ocorreram normalmente e 61 falharam. "FishburnAllan-7020" diz:

Inicialmente, instalamos isso [atualização KB5012599] em nosso grupo "Amostra" habitual, antes de realizar a implantação principal nas máquinas de "Produção" na próxima semana. Até agora, a instalação foi bem-sucedida em 30 máquinas e falhou em 61. Obviamente, essa é uma taxa de falha enorme, mas também o fato de um terço das máquinas ter sucesso sugere que pode não ser um problema do SCCM em si e, portanto, está dificultando a solução de problemas.

Ainda não há uma solução para o problema na falha de instalação

Infelizmente, ainda não houve uma resposta por parte de um representante da Microsoft no tópico aberto por "FishburnAllan-7020". Ele diz que já realizou os seguintes procedimentos:

  • Execução do script Reset-WindowsUpdate.ps1
  • Interrupção do serviço Windows Update e renomear a pasta C:WindowsSoftwareDistribution
  • Renomear o arquivo Registry.pol para Registry.old
  • Execução do comando "SFC -SCANNOW" e permição para reparar problemas.
  • Execução "DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth" e permição para reparar o Component Store

Foi dito também que tentaram instalar manualmente a atualização utilizando o comando abaixo, mas houve falha ao aplicar o procedimento.

wusa C:tempwindows10.0-kb5012599-x64_bc0efec7eb2782ac45b1749fb902a80e16832c4a.msu /log:C:tempkb5012599.log

O log de instalação foi anexado à publicação feita na seção de perguntas e respostas da Microsoft.

Caso haja alguma novidade, atualizaremos a matéria. Não deixe de acompanhar para mais atualizações sobre o caso!