O Winamp irá vender a skin original de seu programa como um NFT (token não fungível). A informação veio através do site TheVerge, onde é dito que a empresa responsável pelo desenvolvimento do player de música Winamp irá vender o layout original de 1997 utilizado em seu software. A plataforma utilizada para a negociação da NFT será a OpenSea, uma das maiores do mercado de Tokens Não Fungíveis.

A Winamp irá leiloar a skin original de seu player de música entre os dias 16 e 22 de março de 2022. Em seguida, a empresa pretende vender NFTs com artes baseadas no layout original de 1997. Todo o dinheiro obtido destas vendas será dado para projetos de caridade, incluindo o belga Music Fund.

Venda de NFTs parece combinar marketing com esforços para obter fundos

Diversas empresas parecem estar aproveitando o movimento das NFTs para aplicar estratégias de marketing e obter recursos ao mesmo tempo. No caso do Winamp, as artes de NFTs estão sendo obtidas através de artistas que estão enviando trabalhos baseados no seu player de música entre os dias 16 de março e 15 de abril. A empresa irá dar 25% dos lucros aos artistas por cada venda de imagem criada para ser uma NFT. Haverá 19 peças que serão vendidas em edições de 100 exemplares e o restante das NFTs terão 97 exemplares.

Skin do Winamp (Crédito: Winamp/Reprodução)
Skin do Winamp (Crédito: Winamp/Reprodução)

Cada NFT será vendida por 0,08 Etherum (aproximadamente US$ 210 na taxa atual de câmbio). Os artistas receberão 10% de quaisquer royalties nas vendas posteriores, onde o vendedor irá definir o preço que quiser.

Em entrevista para o site TheVerge, o chefe de desenvolvimento de negócios do Winamp, Thierry Ascarez, diz:

"Os compradores receberão um token blockchain vinculado a uma imagem da skin original vista acima ou de um de seus derivados, que é uma configuração comum para NFTs. Os compradores terão o direito de "copiar, reproduzir e exibir" a imagem, mas não terão os direitos autorais. Da mesma forma, os artistas selecionados concordarão em transferir toda a propriedade intelectual de seus trabalhos para a Winamp, de acordo com uma página de termos e condições."

O que achou da ideia do Winamp de vender NFTs baseadas em seu player de música? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!