O Bored Apes sem dúvidas é um grande sucesso e agora sua criadora está trazendo uma criptomoeda e jogos baseado em suas NFTs. O projeto NFT Bored Apes Yacht Club (BAYC) foi criado em abril de 2021 pela startup Yuga Labs e atualmente possui uma avaliação de US$ 5 bilhões, segundo a empresa. Observando o mercado, a companhia percebeu que os games com criptomoedas e NFTs estão em grande ascensão, um exemplo disso são os dados apresentados neste mês pelo SensorTower a respeito de títulos mobile que utilizam como mecânica de monetização o blockchain.

O novo token "Ape Coin" será lançado pela Yuga Labs através de uma organização chamada "Ape Coing DAO", formada por membros do conselho que estão conectadas ao projeto NFT Bored Apes Yacht Club (BAYC). Entretanto, nenhum destes membros é funcionário ou executivo da Yuga Labs. Além disso, uma entidade chamada APE Foundation será criada para administrar as decisões do Ape Coin DAO.

Sobre a Ape Coing DAO

A Ape Coing DAO será presenteada pela Yuga Labs com uma marca oficial do projeto BAYAC com um logotipo azul do Bored Apes. Os membros do conselho da ApeCoin DAO incluem o cofundador do Reddit Alexis Ohanian, Amy Wu da FTX, Maaria Bajwa da Sound Ventures, Yat Siu da Animoca e Dean Steinbeck da Horizen Labs.

Segundo um porta-voz da Yuga Labs, quem adquirir os tokens Ape Coin poderão votar nas decisões do DAO, enquanto o conselho especial "realizará as decisões da comunidade". Além disso, foi dito que a criptomoeda começará a ser negociada "em breve" nas principais exchanges, incluindo Coinbase, FTX, eToro, Kraken, OKX, Gemini, FTX, Binance e Binance US.

A startup Yuga Labs e os fundadores do projeto BAYAC serão os proprietários de quase um quarto do fornecimento total de tokens "Ape Coin", enquanto os proprietários de NFTs Bored Ape e Mutant Ape irão receber coletivamente 15% do total. A divisão da alocação de 1 bilhão de Ape Coin será feita da seguinte forma:

  • 8% irão para os fundadores do Bored Apes Yacht Club.
  • 16% irão para a equipe do Yuga Labs (uma parcela igual a 1% do fornecimento total de tokens será doada para a Jane Goodall Foundation Legacy Foundation).
  • 14% irão para "contribuidores de lançamento", que serão supostamente compostos por parceiros e investidores da Yuga.
  • 15% irão para os proprietários das coleções Bored Apes e Mutant Apes.
  • 47% serão liberados ao longo do tempo como parte do "fundo de ecossistema" do DAO.

Escopo do Ape Coin ainda não está claro, mas sabe-se que será utilizado como moeda em jogos

Ainda não se sabe no que exatamente o Ape Coin será utilizado. Entretanto, a Yuga Labs diz que tem planos para utilizar o token como moeda em jogos que a empresa está desenvolvendo, incluindo um título não anunciado que está sendo desenvolvido em parceria com o estúdio de jogos nWay, que possui sede em São Francisco. O jogo irá utilizar como mecânica de monetização "play-to-earn" utilizando tokens (criptomoedas), onde o jogador irá ganhar moedas digitais conforme jogam.

Segundo a Yung Labs, o novo jogo que a empresa está desenvolvendo será lançado ainda em 2022. O título será um acréscimo a um jogo lançado anteriormente em parceria com a Animoca Brands. A startup diz que o Ape Coin também terá utilidade no game já existente chamado Benji Bananas.

Fonte: TechCrunch