O Google anunciou a atualização do Chrome OS 97 para os Chromebooks. Dentre as novidades, a empresa trouxe um novo player de áudio dentro do aplicativo "Gallery".

Anteriormente, as músicas, podcasts e arquivos de áudio eram abertos no app "Files", onde era aberto apenas uma pequena janela. Agora, com o aplicativo "Gallery", uma janela cheia é aberta com uma lista de execução do lado esquerdo que pode ser ocultada caso o usuário queira.

Novo player de áudio e abertura de imagens em simultâneao

O atual player é mais avançado e possui a opção de retroceder ou avançar 10 segundos, além de permitir o ajuste na velocidade de reprodução. Mas não é somente o reprodutor de áudio que o app Gallery ganhou. O usuário pode agora abrir vários arquivos de imagem ao mesmo tempo para visualizar, ampliar e editar.

Acessibilidade

Outra novidade que temos no Chrome OS 97 é o aprimoramento do "fullscreen magnifier" ("lupa de tela inteira"). Agora é possível mover a lupa continuamente com o mouse.

Lançamento e disponibilidade

O Chrome OS 97 começou a ser disponibilizado dois dias depois do lançamento do Chrome 97 para Android, iOS e desktop.

Chrome 97 para desktop, Android e iOS

No dia 5 de janeiro de 2022 o Chrome 97 foi lançado para desktop, Android e iOS. Nesta atualização, o navegador recebeu algumas novidades interessantes como a exclusão de dados armazenados de sites, web apps mais bonitos e, no caso da versão para celulares, controle de zoom, anteriormente disponível somente para testes. Confira em nossa matéria todos os detalhes sobre o que veio neste update.

O que achou das novas implementações trazidas no Chrome 97? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!