A Shopee está investindo cada vez mais no mercado brasileiro e agora pretende melhorar sua logística para competir com gigantes como Mercado Livre, Amazon, Magalu, entre outros. A informação vem através do jornal O Globo, onde é dito que a empresa chinesa está construindo seu primeiro centro de distribuição no Brasil.

O 1º centro de distribuição da Shopee está sendo construído em Barueri, São Paulo. Esta cidade paulista é utilizada por muitas empresas para a instalação de centros de distribuição como, por exemplo, a Amazon, que inaugurou o seu em 2014.

Anteriormente a Shopee focava em market place

Em maio deste ano, o gerente de negócios da Shopee Brasil, Felipe Feistler, disse ao site MobileTime que a empresa ainda não possuía um centro de distribuição no país e que o foco no momento era a intermediação de compras e vendas, sem investir em logística. Entretanto, há alguns meses surgiram rumores de que a companhia estaria planejando trazer ao Brasil uma solução de fulfillment centers (centros de atendimento).

Como funcionam os centros de atendimento

Os centros de atendimento são galpões construídos para o armazenamento de produtos tanto de empresas quanto de vendedores que utilizam o site de e-commerce como marketplace. Desta forma, as entregas ganham grande agilidade e há um grande aumento nas vendas. No Brasil temos hoje a Amazon e o Mercado Livre como líderes desta prática.

Sobre a Shopee

Fundada em 2015 em Cingapura pela Sea Limited, mesma holding da Garena, famoso estúdio responsável por Free Fire, a Shopee iniciou suas atividades no Brasil em 2019. Suas vendas no ano passado ganharam grande força no mercado brasileiro, principalmente quando a plataforma passou a integrar vendedores locais. Seu maior rival hoje é o Aliexpress, site chinês de vendas que neste ano trouxe também a possibilidade de vendedores locais comercializarem produtos no Brasil através da plataforma.