Recentemente a FCC (Federal Communications Commission), agência norte-americana responsável pela regulação das telecomunicações nos EUA, revogou a capacidade da China Telecom America de operar no país. A justificativa para isso é devido a preocupações relacionadas à segurança nacional. Tudo começou com uma proposta que surgiu no final de 2020 e agora a subsidiária da maior operadora estatal da China tem 60 dias para descontinuar seus serviços de telecomunicações nos EUA.

Depois que ocorrer um processo que envolveu informações do Justice Department dos EUA, a FCC chegou à conclusão de que a China Telecom pode desviar comunicações dos Estados Unidos.

A Federal Communications Commission diz:

"A promoção da segurança nacional é parte integrante da responsabilidade da Comissão de promover o interesse público, e a ação de hoje realiza essa missão de proteger a infraestrutura de telecomunicações do país de ameaças potenciais à segurança."

Medidas semelhantes foram tomadas em 2020

Em 2020, a FCC chegou a tomar medidas semelhantes a esta que está tomando com a China Telecom. No ano passado, a agência norte-americana rotulou a Huawei e a ZTE como sendo ameaças à segurança nacional e obrigou as operadoras estadunidenses a substituir seus equipamentos que fossem fabricados pelas chinesas. Mesmo com a saída de Trump e o governo Biden entrando, a FCC disse que apoiaria a decisão do mandato anterior, que ia contra a Huawei.

O porta-voz da agência disse:

"No ano passado, a FCC emitiu uma designação final identificando a Huawei como uma ameaça à segurança nacional com base em um corpo substancial de evidências desenvolvidas pela FCC e várias agências de segurança nacional dos Estados Unidos. Continuaremos a defender essa decisão."