Recentemente o aplicativo RTX Broadcast (antigo RTX Voice), desenvolvido pela NVIDIA, recebeu uma nova atualização que permitiu ao programa se comunicar com câmeras profissionais. Embora no início do RTX Voice (antigo nome do programa), a NVIDIA permitiu que pessoas com computadores que possuem placas de vídeo RTX pudessem suprimir substancialmente os ruídos gerados no ambiente por meio de uma tecnologia que envolve IA (Inteligência artificial) e hardware, a empresa acabou oferecendo também recursos voltados para a transmissão de imagens nas live streams. Com isso, o popular software para streaming, o Open Broadcaster Software, mais conhecido como OBS, um dos programas preferidos dos streamers, ganhou no início de abril o suporte nativo a tecnologia de supressão de ruídos da NVIDIA.

Na versão 1.3 do RTX Broadcast, a NVIDIA implementou o suporte a vários programas que permitem a transmissão de imagens durante live streams utilizando câmeras DSLR ou mirrorless como webcams.

RTX Broadcast, da NVIDIA, oferece agora suporte à câmeras DSLR e mirrorless

São eles:

  • EOS Webcam Utility (Canon)
  • EOS Webcam Utility
  • Sony Webcam Utility

Nesta atualização, o programa OBS acabou ganhando o suporte para utilizar o RTX Broadcast em conjunto com "qualquer" dispositivo de vídeo. Além disso, neste update tivemos também um aprimoramento da IA responsável pela supressão do ruído captado pelo microfone. A NVIDIA desenvolveu perfis de som de treinamento dedicados (dedicated training sound profiles), fazendo com que o aplicativo consiga remover o ruído de fundo sem desligar o streamer. Segundo a NVIDIA, nesta nova atualização foi obtido uma economia de até 40% no uso de VRAM em comparação com a versão anterior do programa.

Captura de tela da versão 1.3 do programa RTX Broadcast. Fonte: NVIDIA
Captura de tela da versão 1.3 do programa RTX Broadcast. Fonte: NVIDIA

Como obter a última versão do RTX Broadcast

Para baixar a última versão (1.3) do RTX Broadcast, da NVIDIA, e ter acesso às atualizações de interface e ao suporte a câmeras profissionais, basta fazer o download aqui.