O popular software para streaming, o Open Broadcaster Software, mais conhecido como OBS, é um dos programas preferidos dos streamers. Recentemente, o OBS ganhou o suporte nativo a tecnologia de supressão de ruídos da NVIDIA. A informação veio através da fabricante de placas de vídeo NVIDIA, onde foi dito que agora os usuários do Open Broadcaster Software poderão ajustar o recurso de remoção de ruído de fundo diretamente no OBS.

No início de 2020 a NVIDIA disponibilizou a tecnologia RTX Voice, capaz de suprimir os ruídos de fundo, durante transmissões de áudio ou videochamadas, de maneira impressionante. Recentemente, inclusive, esta tecnologia ganhou suporte oficial para placas GTX, onde inicialmente era permitido somente para placas RTX. A tecnologia de supressão de ruídos utiliza IA (inteligência artificial) para aprimorar o processamento do áudio, recomendo ruídos de fundo indesejados, deixando somente a voz da pessoa passar.

Como conseguir a nova funcionalidade de supressão de ruídos da NVIDIA no OBS

Segundo a NVIDIA, no momento é necessário baixar a versão beta do OBS 27 e o Broadcast Audio Effects SDK para conseguir acessar a tecnologia de supressão de ruídos da Nvidia. Porém, quando sair a versão final (estável) do OBS 27, a NVIDIA diz que a funcionalidade será totalmente integrada e não irá necessitar de fazer um download à parte.

Após realizar o download do programa, a Nvidia explica como configurar o novo recurso no OBS:

"Para usar o novo recurso, abra o OBS, clique com o botão direito na sua fonte de áudio no Audio Mixer, selecione "Filtros", clique no "+" no canto inferior esquerdo da nova janela Filtros, escolha o filtro "Supressão de ruído", digite um nome, clique no novo filtro na lista, expanda a lista suspensa "Método", selecione "Remoção de ruído NVIDIA", ajuste a intensidade com base no volume de seus ruídos de fundo e feche a janela Filtros. A remoção de ruído NVIDIA agora está ativa."

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!