Nos últimos anos a indústria de e-readers, dispositivos desenvolvidos para a leitura de e-books (livros no formato digital), tem ganhado muita força e diversos modelos foram lançados em 2021. Em meio a concorrência, há tanto startups (pequenos desenvolvedores) quanto empresas já consolidadas no setor.

Pensando em informá-lo sobre quais são as opções que atualmente temos de e-readers, foi feita uma lista com os principais e-readers lançados no mercado no ano de 2021 e também com aqueles que tem grande força no setor.

Amazon

Infelizmente a Amazon não anunciou, até o momento da escrita deste artigo, nenhum novo e-reader neste ano de 2021. Atualmente a gigante do e-commerce tem o Kindle Paperwhite 4, lançado em 2018, como o melhor custo-benefício da linha. Houve boatos de que a nova geração do Paperwhite contará com uma tela E INK na tecnologia Cell E-paper, que oferece maior nitidez e um comando para passar a página mais rápido.

Kindle Paperwhite 4.
Kindle Paperwhite 4. Fonte: Amazon

Barnes and Noble

A Barnes and Noble é a empresa responsável pelo desenvolvimento do e-reader Nook Glowlight 3. Este leitor de livros digitais foi lançado em 2017 e deverá receber uma nova atualização.

Barnes and Noble Nook Glowlight 3. Fonte: tomsguide
Barnes and Noble Nook Glowlight 3. Fonte: tomsguide

Boyue

A Boyue foi das poucas desenvolvedoras de e-readers que realizou uma atualização total de sua linha de leitores de e-books em 2021. Foram anunciados neste ano os modelos Likebook P6, Likebook P78 e Likebook P10. Trata-se de e-readers com uma boa relação custo-benefício. Infelizmente, a maioria deles não possuem a função de anotação, exceto o P10.

Boyue Likebook P10. Fonte: goodereader
Boyue Likebook P10. Fonte: goodereader

Hisense

Os leitores de livros digitais da Hisense não foram desenvolvidos exclusivamente para a leitura de e-books. Porém, os dispositivos fabricados por esta empresa acabaram ganhando seu nicho ao vender smartphones com telas preto e branco que utilizam a tecnologia E INK. O smartphone que mais atraiu a atenção foi, sem dúvidas, o Hisense A7 CC, que conta com um display colorido E INK Kaleido 2 de 6,7 polegadas.

Hisense A7 CC. Fonte: cnx-software
Hisense A7 CC. Fonte: cnx-software

Kobo

O último e-reader lançado pela Kobo foi o Kobo Elipsa, que estreou no mercado no meio de 2021. Pela primeira vez, a empresa lançou um leitor com uma caneta que permite ao usuário escrever e desenhar na tela ao ler um livro ou documento. Entretanto, o principal e-reader da marca continua sendo o Kobo Forma.

Fujitsu

Foram lançados dois novos e-readers da Fukitsu nesse ano de 2021. Trata-se da segunda geração dos leitores de e-books Quaderno A5 e Quaderno A4. Ambos utilizam uma tela com tecnologia E INK Carta 1250, sendo que o A5 tem um display de 10,3 polegadas e o A4 tem um de 13,3". Com a tecnologia destes e-readers, há uma latência menor quando o usuário realiza anotações ou desenha na tela. Infelizmente os gadgets só estão disponíveis no Japão, mas é possível importá-los.

Fujitsu Quaderno A4. Fonte: androidlic
Fujitsu Quaderno A4. Fonte: androidlic

Pocketbook

O maior e-readers da Pocketbook foi o lançado em 2020, o Pocketbook Color. Mas neste ano, a empresa lançou também o InkPad Color, que possui 7,8 polegadas e tem como sistema operacional o Linux. Dentro de alguns meses o Pocketbook InkPad Lite irá estrear no mercado e contará com uma tela preto e branco de 9,7 polegadas.

Pocketbook InkPad Lite. Fonte: pocketbook
Pocketbook InkPad Lite. Fonte: pocketbook

Onyx Boox

A Onyx Boox lançou apenas um e-reader em 2021, o Nova 3 Color. Atualmente ele é considerado o melhor e-reader de tela colorida do mundo. A empresa investiu muito tempo no desenvolvimento do produto e conseguiu entregar algo robusto, estável e com atualizações constantes. O leitor de e-books possui uma tela de 7,8 polegadas e possui vários modos de velocidade para aprimorar o funcionamento de aplicativos.

Onyx Boox Nova 3 Color. Fonte: goodereader
Onyx Boox Nova 3 Color. Fonte: goodereader

Reinkstone

A Reinkstone está sendo a primeira empresa a utilizar uma nova geração de displays de papel eletrônico chamada DES Slurry. Essa tela consegue fornecer mais cores do que a tecnologia de display colorido E INK, além de ser capaz de desligar completamente a as cores e exibir somente preto e branco. O e-reader Reinkstone R1 é o primeiro a utilizar uma tela DES Slurry.

Reinkstone R1. Fonte: reinkstone
Reinkstone R1. Fonte: reinkstone

Sony

Há aproximadamente 6 anos, a Sony lançou o primeiro e-reader moderno com tela E INK. Entretanto, a empresa acabou fechando a sua divisão norte-americana e diminuiu sua equipe japonesa. Com isso, a divisão de e-readers da Sony acabou se tornando um OEM ao se fundir com a Linfiny. Após essa alteração na estrutura da companhia, foi lançado o DPT 2.0, que a Fujitsu licenciou para sua linha Quaderno de segunda geração.

TOPJOY

Trata-se de outra empresa que decidiu utilizar a tecnologia de telas DES Slurry. A linha de e-readers Topjoy Butterfly é composta por dois modelos, onde o primeiro, mais básico, conta com um display de 6 polegadas, e o segundo possui uma tela de 7,8" com uma camada EMR, além de vir com uma caneta para fazer anotações. Em ambos, a tela é capaz de alternar entre o modo colorido e o modo preto e branco, atingindo 300 PPI em preto e branco e 150 PPI em cores.

Topjoy Butterfly. Fonte: comingsoon
Topjoy Butterfly. Fonte: comingsoon

O modelo de 7,8 polegadas da Topjoy ainda conta com um alto-falante, podendo ser utilizado, por exemplo, para ouvir áudio-books, músicas ou podcasts. Os dois e-readers mencionados acima serão lançados em novembro de 2021, porém ainda não se sabe o preço.

Pine

Detentora de um dos e-readers mais poderosos até hoje, a Pine é uma empresa chinesa de dispositivos eletrônicos que possui um leitor de e-books com tela E INK chamado PineNote. O e-reader roda uma versão customizada do sistema operacional Linux, tem um display de 10,3 polegadas e um hardware interno poderoso. Sabe-se que o PineNote será lançado ainda em 2021 por US$399, porém não há data exata para a sua estreia.

Vídeo incorporado do YouTube