Quando o telefone toca e mostra um número desconhecido, naturalmente nos deparamos com um dilema: devo ou não atender. Afinal, ao atender chamadas de número não identificado, é possível que nos coloquemos em risco para possíveis golpes ou podemos ser importunados com alguma propaganda. Para ajudar o usuário a diferenciar estas situações antes mesmo de precisar atender o telefone, a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) pretende criar um prefixo próprio para empresas de telemarketing.

Prefixo 0303 poderá identificar chamadas de telemarketing

Nesta quarta-feira (18), o órgão abriu uma consulta pública que propõe o uso do Código Não Geográfico 0303 para identificar números usados por empresas em suas chamadas. Assim, o identificador de chamadas do usuário — seja no celular ou telefone fixo — seria o suficiente para indicar que uma ligação recebida se trata de uma propaganda.

O plano de criar um prefixo próprio para empresas de telemarketing conta com a parceria de outros serviços de telecomunicação e, se aprovado, permitirá que ligações com o código 0303 possam ser identificadas de forma automática e bloqueadas pelo usuário preventivamente.

Caso a proposta da Anatel seja aprovada, as empresas que operam com telemarketing no Brasil teriam 90 dias para se adequar às regras e adotar o uso do prefixo 0303. Isso será possível com a readequação promovida pelo Sistema de Administração de Planos de Numeração (nSAPN) do órgão regulador. O não cumprimento desta nova regulamentação poderá ocasionar sanções às empresas de telemarketing ou qualquer outro provedor que use o prefixo de forma não autorizada ou em desacordo com as regras.

A consulta pública nº 41/2021 pode ser acompanhada pelo sistema da Anatel, e permite os consumidores se manifestarem em prol da nova regra até o dia 29 de setembro, além de conferir todos os pontos abordados na proposta.

Ranking das empresas que mais perturbam

A nova proposta da Anatel surge logo após a divulgação do ranking das empresas de telemarketing que mais perturbam com ligações insistentes e muitas vezes de números diferentes. No ranking das dez primeiras empresas, podemos identificar três operadoras de telefonia móvel, incluindo Vivo, Claro e Tim. Instituições bancárias como os bancos Itaú, Pan, BMG e Santander também aparecem na lista.

Veja abaixo o ranking das dez empresas que mais tiveram registro de reclamação por importunar os consumidores:

  1. Vivo — 3.743 ligações;
  2. Dr. de todos — 3.077 ligações;
  3. Claro — 2.524 ligações;
  4. Banco Pan — 2.522 ligações;
  5. Banco Itaú — 2.308 ligações;
  6. Tim — 2.294 ligações;
  7. Viva Mais — 2.256 ligações;
  8. Santander — 1.838 ligações;
  9. Banco BMG — 1.618 ligações;
  10. Safra — 1.167 ligações.