O Google acelerou a programação de lançamento do Chrome e disponibilizou hoje a versão 91 do seu navegador. Confira abaixo as novidades que chegaram para o browser em sua versão para desktop e mobile.

Linux em Chromebooks finalmente ganha versão estável do Chrome

O Chrome OS está disponível para alguns Chromebooks há aproximadamente 3 anos. Entretanto, o navegador/SO do Google sempre esteve na "versão beta". Com o Chrome OS 91, finalmente os usuários ganharam a versão estável do programa.

A versão estável não irá mudar muito nos Chromebooks agora. Porém o Google continua a desenvolver o software para Linux adicionando novas APIs e aprimorando a integração com o hardware dos dispositivos.

Pesquisa de guia no Chrome OS mostra as páginas que foram fechadas recentemente

Pesquisa de guia no Chrome OS mostra as páginas que foram fechadas recentemente. Fonte: Vitor Valeri
Pesquisa de guia no Chrome OS mostra as páginas que foram fechadas recentemente. Fonte: Vitor Valeri

No Chrome OS 87, o software ganhou a capacidade de pesquisar em guias abertas. Agora, na versão do Chrome OS 91, é possível ver uma lista de sites que foram fechados recentemente (já estava presente no navegador Chrome em sua versão para desktop).

Copiar e colar arquivos

Agora é possível com o Chrome 91 copiar um arquivo de qualquer lugar do computador e em seguida colá-lo em um e-mail. Anteriormente, caso você quisesse anexar um arquivo ao e-mail, era necessário arrastá-lo da janela onde ele estava e soltar na guia do navegador com o e-mail aberto. Agora basta dar o comando "ctrl + C" para copiar e "ctrl + v" para colar.

Atualmente é necessário ativar o recurso através do endereço abaixo:

chrome://flags/#clipboard-filenames.

Chrome para Android ganha controle de formulários moderno

A versão 91 para Android do Chrome está ganhando alguns controles de formulários redesenhados. São alterações como botões de opção, caixas de seleção, seletores de data e barras de progresso. Confira nas imagens abaixo:

Chrome para Android ganha controle de formulários moderno. Fonte: XDA-Developers
Chrome para Android ganha controle de formulários moderno. Fonte: XDA-Developers

Agora é possível "seguir" sites

O Google está trazendo uma funcionalidade que há tempos foi esquecida, o da RSS (confira nossa matéria sobre aqui). Agora, com a versão 91 para Android do Chrome, é possível "seguir" um site para acompanhar todo conteúdo novo que for publicado.

Agora é possível seguir sites. Fonte: Google
Agora é possível "seguir" sites. Fonte: Google

O que mais há de novo?

Não houve tantas mudanças para o lado do usuário no Chrome 91, mas sempre há mudanças acontecendo por trás de seu sistema. As principais mudanças foram:

  • Novos testes de origem nesta versão: Captura de link declarativa para PWAs, WebTransport e API de detecção de avião WebXR.
  • Nome e localização de arquivo sugeridos: os aplicativos da Web agora podem sugerir o nome e a localização de um arquivo ou diretório ao usar a API de acesso ao sistema de arquivos.
  • Compartilhamento de credenciais: os domínios que compartilham o mesmo back-end de gerenciamento de conta agora podem ser associados, o que significa que o gerenciador de senhas do Chrome só precisa se lembrar de um login para todos os domínios.
  • V8 JavaScript : o Chrome 91 incorpora a versão 9.1 do mecanismo V8 JavaScript.

Lançamento e disponibilidade

O Chrome 91 está sendo disponibilizado a partir de hoje aos poucos. A versão do navegador para desktop já foi disponibilizada até o momento da escrita desta matéria, porém não apareceu uma atualização para Android. É questão de tempo para que o Chrome atualize de forma automática em seu dispositivo, é só aguardar.