Foi anunciado no início desta semana pelo iFood que, a partir de agora, todos os seus clientes poderão realizar pedidos através do método de pagamento Pix. A opção de pagamento será gerenciada na plataforma pela Zoop, a mesma fintech utilizada para realizar o pagamento dos comerciantes que utilizam o serviço de venda de comidas.

O CMO da Zoop, Alessandro Raposo, diz:

"Para disponibilizar rapidamente o Pix para o iFood e outros clientes, desenvolvemos a tecnologia de integração da plataforma de pagamentos da Zoop com o sistema brasileiro de transferências instantâneas, criando um modelo eficiente, seguro e adequado às regras técnicas e regulatórias definidas pelo Banco Central"

Como funciona o pagamento por Pix no iFood

Ao selecionar um prato no iFood e escolher o método de pagamento Pix, o aplicativo irá aguardar por 5 minutos (será exibido um contador regressivo) até que o usuário copie e cole a chave Pix no aplicativo do banco utilizado para transferir o valor da compra. Caso a transferência não seja identificada, o pedido é cancelado automaticamente.

Alessandro diz:

"O desenvolvimento do Pix em parceria com o iFood teve como principal objetivo oferecer uma nova opção de pagamento prática e conveniente. Para os clientes que preferem pagar pelo delivery de forma instantânea, o Pix será uma ótima alternativa, bem como também atenderá o público que não possui cartão de crédito ou não quer dispor de seu limite de compras."

É interessante salientar que esta forma de pagamento através do Pix não é o Pix Cobrança, nova funcionalidade anunciada pelo Banco Central na semana passada.

O que é o Pix?

O Pix é um novo meio de pagamento criado pelo Banco Central para facilitar a transferências de dinheiro entre pessoas, o pagamento de contas, impostos, serviços, entre outras cobranças. O grande diferencial desta modalidade de pagamento/transferência é a liberdade e rapidez para realizar o processo.

Hoje o TED e o DOC possuem dias e horários específicos para conseguir realizar alguma transferência ou pagamento, porém com o Pix será possível fazer isto a qualquer hora em qualquer dia, não importando se é feriado, sábado ou domingo. Além disso, o processo de transferência do dinheiro ocorrerá em apenas 10 segundos!

Vale salientar que o Pix poderá ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas (empresas).

Lançamento e disponibilidade

De acordo com o iFood, a novidade já foi implementada e está sendo disponibilizada para todos. Caso você ainda não consiga realizar o pagamento de um pedido via Pix, aguarde até que a atualização do aplicativo ou da plataforma ocorra e permita que a ação seja realizada.