Durante a pandemia do Coronavírus, todos os produtos que oferecem tele-entrega tiveram um aumento de demanda, isso por conta do isolamento social. E muitas pessoas que raramente pediam compras de supermercado por delivery, agora estão optando pela modalidade para se preservar e evitar contrair o vírus. Aqui vamos analisar dois aplicativos que são boas opções para você fazer suas compras de supermercado. Quem será que ganha, o iFood ou o Rappi.

Mas antes de mais nada, vamos entender um pouco sobre a história de cada um desses aplicativos.

O que é o Rappi

O Rappi é uma startup colombiana com sede em Bogotá. A empresa está presente no Brasil, Colômbia, Uruguai, Argentina, Chile, Equador, Peru, Costa Rica e México. O serviço de delivery atende mais de 140 cidades no Brasil e está em constante expansão.

Para utilizar o Rappi, é preciso que o usuário faça o download do app no Android ou iOS, fazer um cadastro e inserir informações como nome completo, endereço e telefone.

Os produtos vendidos no Rappi são levados até a sua casa pelos entregadores. Quando você faz o seu pedido em um restaurante, farmácia ou supermercado, um dos entregadores se dirige até o local, seleciona suas compras e entrega na sua casa.

O pagamento pode ser feito de diferentes formas:

  • Cartão de débito ou crédito, cadastrados no aplicativo;
  • Dinheiro no ato da entrega;
  • PayPal;
  • RappiCréditos.

Também é possível dividir o valor final pelo próprio aplicativo com outros usuários.

O que é o iFood?

O iFood é um aplicativo delivery concorrente o Rappi que recentemente inseriu a opção de compras em supermercados, além dos restaurantes e padarias. Diferente do Rappi, o iFood é uma startup brasileira fundada em 2011, mas também atende em outros países, são eles a Argentina, México e Colômbia.

Em 2014, o iFood sofreu uma fusão com a empresa RestauranteWeb. Com essa fusão, o iFood se tornou uma empresa líder em delivery de alimentos na América Latina. Já em 2018, a Movile, controladora do iFood, se transformou em uma fintech, processando os pagamentos.

Assim como no caso do Rappi, o usuário precisa passar por um cadastro, que pode ser feito tanto pelo aplicativo quanto pelo site.

Qual o melhor aplicativo delivery? Rappi ou iFood?

Interface de usuário

Em ambos os aplicativos você encontrará uma interface de usuário bastante fácil de usar. No iFood, você verá na tela inicial a lista dos restaurantes abertos e disponíveis nas proximidades do seu endereço.

Interface do iFood
Interface do iFood

E logo no início você achará a opção Mercado, que é aonde se encontram as lojas que oferecem o serviço. Ao clicar nesta opção, você terá uma lista de estabelecimentos próximos ao seu endereço que estão abertos.

Na lista geral de supermercados, você verá o tempo de entrega e a taxa para cada um desses estabelecimentos, o que facilita bastante na sua escolha.

Já no Rappi você encontra na tela inicial do app algo similar ao iFood. Há um pequeno mosaico com ícones como Restaurantes, Supermercado, Bebidas e Express. Basta clicar em um deles para ser direcionado aos estabelecimentos do gênero disponíveis.

Interface do Rappi
Interface do Rappi

Acima desse mosaico há uma barra de pesquisa, que permite a busca por produtos, serviços ou estabalecimentos. E descendo mais no aplicativo você encontra os mesmos intens do mosaico de ícones, só que em formato de lista.

Serviços

Tanto o Rappi quanto o iFood oferecem entrega de alimentos preparados e de supermercado. E tanto em um quanto no outro, você pode achar supermercados perto de você para fazer suas compras. Porém, no iFood você vai encontrar apenas alimentos e bebidas.

Já no Rappi você encontrará mais serviços, como produtos de farmácias, lojas de cosméticos, ferragens, entre outros. Há ainda a possibilidade de contratar serviços de limpeza e profissionais do Triider que oferecem serviços elétricos, reformas e assistência técnica.

Área de cobertura

Talvez mais importante do que os produtos e serviços oferecidos pelos aplicativos seja a área de cobertura. Afinal, de que adianta ter estes serviços se não entrega na sua casa, não é mesmo?

Pois saiba que nesse sentido também há diferenças. O iFood tem uma área de cobertura mais abrangente que o Rappi, estando presente em mais municípios e bairros. Por isso, para aqueles que estão fora da área de cobertura do Rappi, vale a pena tentar o iFood, pois há mais chances de ser atendido.

Entretanto, há sim casos em que o Rappi cobre a região e o iFood não. A dica é se cadastrar em ambos os aplicativos e conferir qual deles atende sua região.

Tempo de entrega e quantidade de produtos

Ambos os aplicativos permitem que você faça suas compras no supermercado e receba no mesmo dia. Porém, há diferenças. O iFood costuma demorar um pouco mais do que o Rappi para entregar o delivery de supermercado.

Quando peço pedidos de supermercado no iFood aonde eu moro, em Porto Alegre, as compras costumam demorar cerca de 4 horas (as vezes menos) para serem entregues na minha casa.

Já o Rappi costuma demorar 90 minutos para compras grandes ou 30 minutos para compras express. Aliás, este é um recurso bem interessante do Rappi. Em compras menores (até 9 produtos), e para alguns produtos, você conta com está entrega super rápida.

Em ambos os aplicativos você verá o tempo de entrega ao fazer o pedido, e embora o iFood apresente a possibilidade de filtrar os estabecimentos por tempo de entrega, está funcionalidade é apenas para restaurantes.

Além disso, cabe ressaltar que o iFood limita o número de produtos em 16 itens, e há valores mínimos. O Rappi também exige um valor mínimo para compras, e em ambos os casos, esses valores mudam de estabelecimento para estabelecimento.

Serviço de assinatura

Um dos grandes diferenciais do Rappi em relação ao iFood é a possibilidade de pagar por uma assinatura e ter frete grátis. Com o pagamento de uma taxa de R$ 29,90 por mês pelo serviço Prime, você não paga pela entrega. Porém, sem essa assinatura, você pode pagar por cada entrega, através da assinatura gratuita.

Já o iFood não conta com nenhum plano de assinatura, e a cada pedido você deve pagar um valor pela entrega, calculado de acordo com a distância entre a sua casa e o estabelecimento.

Cupons de Desconto

Ambos os aplicativos possibilitam o uso de cupons de desconto, e enviam por mensagem de texto no smartphone dos usuários os códigos dos cupons.

Conclusão: Rappi ou iFood, aonde você deve fazer as compras de supermercado?

Como você pode ter visto, há algumas diferenças importantes entre os aplicativos Rappi e iFood, e o que é bom para um, pode não ser bom para o outro. Portanto, vale a pena você analisar essas diferenças e também testar os serviços dos aplicativos. Em uma ocasião, peça suas compras em um deles, e na outra, no outro. Assim você poderá sentir qual dos serviços cumpre melhor suas necessidades.