iFood ou Rappi: Qual o melhor app para supermercado na quarentena?

Se você está a procura de um aplicativo delivery para suas compras de supermercado, confira nosso comparativo entre o Rappi e o iFood.

iFood ou Rappi: Qual o melhor app para supermercado na quarentena?

Durante a pandemia do Coronavírus, todos os produtos que oferecem tele-entrega tiveram um aumento de demanda, isso por conta do isolamento social. E muitas pessoas que raramente pediam compras de supermercado por delivery, agora estão optando pela modalidade para se preservar e evitar contrair o vírus. Aqui vamos analisar dois aplicativos que são boas opções para você fazer suas compras de supermercado. Quem será que ganha, o iFood ou o Rappi.

Mas antes de mais nada, vamos entender um pouco sobre a história de cada um desses aplicativos.

O que é o Rappi

O Rappi é uma startup colombiana com sede em Bogotá. A empresa está presente no Brasil, Colômbia, Uruguai, Argentina, Chile, Equador, Peru, Costa Rica e México. O serviço de delivery atende mais de 140 cidades no Brasil e está em constante expansão.

Para utilizar o Rappi, é preciso que o usuário faça o download do app no Android ou iOS, fazer um cadastro e inserir informações como nome completo, endereço e telefone.

Os produtos vendidos no Rappi são levados até a sua casa pelos entregadores. Quando você faz o seu pedido em um restaurante, farmácia ou supermercado, um dos entregadores se dirige até o local, seleciona suas compras e entrega na sua casa.

O pagamento pode ser feito de diferentes formas:

  • Cartão de débito ou crédito, cadastrados no aplicativo;
  • Dinheiro no ato da entrega;
  • PayPal;
  • RappiCréditos.

Também é possível dividir o valor final pelo próprio aplicativo com outros usuários.

O que é o iFood?

O iFood é um aplicativo delivery concorrente o Rappi que recentemente inseriu a opção de compras em supermercados, além dos restaurantes e padarias. Diferente do Rappi, o iFood é uma startup brasileira fundada em 2011, mas também atende em outros países, são eles a Argentina, México e Colômbia.

Em 2014, o iFood sofreu uma fusão com a empresa RestauranteWeb. Com essa fusão, o iFood se tornou uma empresa líder em delivery de alimentos na América Latina. Já em 2018, a Movile, controladora do iFood, se transformou em uma fintech, processando os pagamentos.

Assim como no caso do Rappi, o usuário precisa passar por um cadastro, que pode ser feito tanto pelo aplicativo quanto pelo site.

Qual o melhor aplicativo delivery? Rappi ou iFood?

Interface de usuário

Em ambos os aplicativos você encontrará uma interface de usuário bastante fácil de usar. No iFood, você verá na tela inicial a lista dos restaurantes abertos e disponíveis nas proximidades do seu endereço.

Interface do iFood
Interface do iFood

E logo no início você achará a opção Mercado, que é aonde se encontram as lojas que oferecem o serviço. Ao clicar nesta opção, você terá uma lista de estabelecimentos próximos ao seu endereço que estão abertos.

Na lista geral de supermercados, você verá o tempo de entrega e a taxa para cada um desses estabelecimentos, o que facilita bastante na sua escolha.

Já no Rappi você encontra na tela inicial do app algo similar ao iFood. Há um pequeno mosaico com ícones como Restaurantes, Supermercado, Bebidas e Express. Basta clicar em um deles para ser direcionado aos estabelecimentos do gênero disponíveis.

Interface do Rappi
Interface do Rappi

Acima desse mosaico há uma barra de pesquisa, que permite a busca por produtos, serviços ou estabalecimentos. E descendo mais no aplicativo você encontra os mesmos intens do mosaico de ícones, só que em formato de lista.

Serviços

Tanto o Rappi quanto o iFood oferecem entrega de alimentos preparados e de supermercado. E tanto em um quanto no outro, você pode achar supermercados perto de você para fazer suas compras. Porém, no iFood você vai encontrar apenas alimentos e bebidas.

Já no Rappi você encontrará mais serviços, como produtos de farmácias, lojas de cosméticos, ferragens, entre outros. Há ainda a possibilidade de contratar serviços de limpeza e profissionais do Triider que oferecem serviços elétricos, reformas e assistência técnica.

Área de cobertura

Talvez mais importante do que os produtos e serviços oferecidos pelos aplicativos seja a área de cobertura. Afinal, de que adianta ter estes serviços se não entrega na sua casa, não é mesmo?

Pois saiba que nesse sentido também há diferenças. O iFood tem uma área de cobertura mais abrangente que o Rappi, estando presente em mais municípios e bairros. Por isso, para aqueles que estão fora da área de cobertura do Rappi, vale a pena tentar o iFood, pois há mais chances de ser atendido.

Entretanto, há sim casos em que o Rappi cobre a região e o iFood não. A dica é se cadastrar em ambos os aplicativos e conferir qual deles atende sua região.

Tempo de entrega e quantidade de produtos

Ambos os aplicativos permitem que você faça suas compras no supermercado e receba no mesmo dia. Porém, há diferenças. O iFood costuma demorar um pouco mais do que o Rappi para entregar o delivery de supermercado.

Quando peço pedidos de supermercado no iFood aonde eu moro, em Porto Alegre, as compras costumam demorar cerca de 4 horas (as vezes menos) para serem entregues na minha casa.

Já o Rappi costuma demorar 90 minutos para compras grandes ou 30 minutos para compras express. Aliás, este é um recurso bem interessante do Rappi. Em compras menores (até 9 produtos), e para alguns produtos, você conta com está entrega super rápida.

Em ambos os aplicativos você verá o tempo de entrega ao fazer o pedido, e embora o iFood apresente a possibilidade de filtrar os estabecimentos por tempo de entrega, está funcionalidade é apenas para restaurantes.

Além disso, cabe ressaltar que o iFood limita o número de produtos em 16 itens, e há valores mínimos. O Rappi também exige um valor mínimo para compras, e em ambos os casos, esses valores mudam de estabelecimento para estabelecimento.

Serviço de assinatura

Um dos grandes diferenciais do Rappi em relação ao iFood é a possibilidade de pagar por uma assinatura e ter frete grátis. Com o pagamento de uma taxa de R$ 29,90 por mês pelo serviço Prime, você não paga pela entrega. Porém, sem essa assinatura, você pode pagar por cada entrega, através da assinatura gratuita.

Já o iFood não conta com nenhum plano de assinatura, e a cada pedido você deve pagar um valor pela entrega, calculado de acordo com a distância entre a sua casa e o estabelecimento.

Cupons de Desconto

Ambos os aplicativos possibilitam o uso de cupons de desconto, e enviam por mensagem de texto no smartphone dos usuários os códigos dos cupons.

Conclusão: Rappi ou iFood, aonde você deve fazer as compras de supermercado?

Como você pode ter visto, há algumas diferenças importantes entre os aplicativos Rappi e iFood, e o que é bom para um, pode não ser bom para o outro. Portanto, vale a pena você analisar essas diferenças e também testar os serviços dos aplicativos. Em uma ocasião, peça suas compras em um deles, e na outra, no outro. Assim você poderá sentir qual dos serviços cumpre melhor suas necessidades.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review
Celulares

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review

Já pensou em comprar um celular intermediário top, com tela boa, câmera de 50MP da Sony e preço competitivo? É o Oneplus Nord 2

Grow Mobility cria assinatura Grin Prime e descontinua aplicativo Yellow
Tecnologia

Grow Mobility cria assinatura Grin Prime e descontinua aplicativo Yellow

A startup de mobilidade, Grow Mobility segue sua empreitada buscando melhorar seus serviços ou pelo menos trazer mais opções para os usuários de seus serviços.

Entregador sofreu acidente? Veja dicas para não cair no “golpe do delivery”
Aplicativos

Entregador sofreu acidente? Veja dicas para não cair no “golpe do delivery”

Você pede uma pizza pelo aplicativo e um tempo depois recebe uma ligação: “O entregador sofreu um acidente e estamos enviando outro, tudo bem?” Antes de responder, se liga nas dicas que temos para você não cair no novo golpe do delivery.