Está sendo disponibilizado hoje para todos os usuários do sistema de pagamento Pix uma nova forma de fazer transações nesta modalidade. Chamado de Pix Cobrança, a nova forma de transação do Pix irá permitir realizar pagamentos agendados para uma data futura (transações com data de vencimento).

O que é o Pix?

O Pix é um novo meio de pagamento criado pelo Banco Central para facilitar a transferências de dinheiro entre pessoas, o pagamento de contas, impostos, serviços, entre outras cobranças. O grande diferencial desta modalidade de pagamento/transferência é a liberdade e rapidez para realizar o processo.

Hoje o TED e o DOC possuem dias e horários específicos para conseguir realizar alguma transferência ou pagamento, porém com o Pix será possível fazer isto a qualquer hora em qualquer dia, não importando se é feriado, sábado ou domingo. Além disso, o processo de transferência do dinheiro ocorrerá em apenas 10 segundos!

Vale salientar que o Pix poderá ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas (empresas).

Como irá funcionar o Pix Cobrança?

Através do Pix Cobrança será possível realizar pagamentos utilizando o método de pagamento Pix para pagamentos futuros. Ele estará disponível tanto para lojistas, fornecedores, prestadores de serviço quanto para pessoa física.

Com a nova funcionalidade, será possível criar um QR Code para que os clientes de empresas ou microempreendedores possam pagar por suas compras daqui há alguns dias, semanas ou mesmo meses. Seria algo como a versão mais eficiente dos boletos.

É interessante salientar que essa forma de pagamento poderá ser utilizada tanto em estabelecimentos físicos quanto no e-commerce (sites de venda de produtos ou serviços).

Lançamento e disponibilidade

Segundo o regulamento do Pix, as instituições financeiras terão o período entre o dia 14 de maio até 30 de junho para oferecer o Pix Cobrança para seus usuários.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!