O Microempreendedor Individual (MEI) é um programa do governo que garante aos autônomos e informais a possibilidade de se formalizarem como pessoa júridica e terem à disposição uma série de benefícios exclusivos, como crédito personalizado para o seu negócio, emissão de Nota Fiscal e CNPJ. Apesar das inúmeras vantagens o serviço não é totalmente livre de impostos, ou seja, o usuário deverá realizar o pagamento mensal dos tributos, que podem variar de acordo com a categoria escolhida: prestador de serviço ou comércio e indústria.

Faça o IR MEI 2021

O MEI (Micro Empreendedor Individual) precisa efetuar a declaração anual de rendimentos independente do faturamento no ano fiscal, ou seja, todos os empreendedores devem enviar a DASN-SIMEI (Declaração Anual de Faturamento do Microempreendedor Individual), respeitando o valor de R$ 81.000,00 . Diferentemente das empresas o MEI não tem a obrigatoriedade de utilizar um contador para preencher os dados financeiros da micro empresa, por conta disso o processo de envio do informe de rendimentos pode ser feito pelo próprio empresário de forma totalmente gratuita através da Internet.

Para manter uma organização eficiente é recomendado preencher mensalmente o relatório que informa o valor obtido durante a venda de produtos ou serviços, dessa forma é muito mais simples de somar o faturamento anual para enviar o Imposto de Renda. A data para entregar a DASN-SIMEI é até 31 de maio!

  • Para baixar o modelo editável do Relatório Mensal das Receitas Brutas CLIQUE AQUI.
Exemplo de Relatório Mensal. (Foto: Printscreen).
Exemplo de Relatório Mensal. (Foto: Printscreen).

Cuidado com golpes!

Há vários golpes de Phishingque são enviados via e-mail para microempreendedores que consiste em um site ou aplicativo fraudulento em que supostamente é possível editar informações ou enviar às declarações do MEI.

Tome cuidado, sempre faça através de fontes oficiais! Não é preciso pagar para enviar a DASN-SIMEI, caso contrário é golpe!

Aplicativo para MEI

Para quem é Micro Empreendedor Individual é interessante utilizar aplicativos que auxiliem na gestão do negócio, dessa forma é possível ter em um só lugar vários recursos, como a emissão da NFe, recibos ou enviar de forma automática a declaração anual. A melhor opção é o app MEI Fácil, que é gratuito e dispõe de funções interessantes e produtivas.

  • Baixe o MEI Fácil para Android | iOS (não disponível).
Aplicativo MEI Fácil na Play Store. (Foto: Printscreen).
Aplicativo MEI Fácil na Play Store. (Foto: Printscreen).

Gere pelo app:

  1. Abra o aplicativo MEI Fácil e faça o cadastro da sua empresa (necessário informar o número do CPF);
  2. Na página inicial procure pela opção 'Enviar Declaração Anual' e toque sobre;
  3. Em seguida insira o seu rendimento mensal e faça o envio da declaração do IR MEI.

Faça a declaração anual

O envio das informações também pode ser feito diretamente através do site da Receita Federal de forma totalmente gratuita.

1º Passo:

Acesse o site do Simples Nacional para emitir a Declaração Anual do MEI e em seguida insira o número do seu CNPJ e toque sobre o botão 'Continuar'.

Insira seu CNPJ. (Foto: Printscreen).
Insira seu CNPJ. (Foto: Printscreen).

2º Passo:

Na linha 'Original' selecione o ano anterior (neste ano selecione 2020) e em seguida informe os dados referentes a esse ano-calendário. Insira o valor da natureza da Receita Bruta Total e toque sobre 'Continuar'. Pronto, sua declaração já foi emitida!

Selecione o ano anterior. (Foto: Printscreen).
Selecione o ano anterior. (Foto: Printscreen).

Vale a pena saber:

Os comprovantes devem ser guardados obrigatoriamente durante o período de 5 ANOS. A declaração retificiadora só deve ser solicitada caso haja a necessidade de alterar o valor que foi informado.

O que achou dessa dica? Compartilhe o artigo com seus amigos que são MEI!