Recentemente a Google anunciou que começou a implantar novos recursos para o Google Maps como, por exemplo, uma ferramenta para ajudar em percursos dentro de estabelecimentos e rotas para obter uma maior eficiência no gasto de combustível. As funcionalidades não serão disponibilizadas de uma vez e não será oferecido para todas as regiões do mundo por enquanto.

Live View para estabelecimentos

Uma das grandes novidades que estão chegando ao Google Maps é o Live View (direções exibidas na tela através de realidade aumentada) para estabelecimentos como, por exemplo, aeroportos, estações de transporte público e shoppings. Para utilizar o Live View, basta utilizar a câmera do seu celular e ir visualizando as setas e ícones com as instruções de onde você precisa ir para chegar ao seu destino. Anteriormente, a função só funcionava em ambientes externos como as ruas.

Live View para estabelecimentos. Fonte: Google
Live View para estabelecimentos. Fonte: Google

Utilizando os meios de transporte nas rotas

Anteriormente, para visualizar uma rota para diferentes meios de transporte, o usuário precisava alternar entre as opções. Porém, com a nova interface implementada, a pessoa poderá selecionar a opção que mais lhe agrada através de uma lista. Segundo a Google, o novo sistema pode até priorizar os modos de preferência do usuário ou selecionar aqueles que são mais utilizados pela população.

Utilizando os meios de transporte nas rotas. Fonte: Google
Utilizando os meios de transporte nas rotas. Fonte: Google

Rotas com baixo consumo de combustível

Outra novidade no Google Maps é a indicação de rotas que possuem um gasto de combustível menor. Chamadas de rotas ecológicas, elas serão uma alternativa a mais além da opção mais rápida para chegar ao destino.

Rotas com baixo consumo de combustível. Fonte: Google
Rotas com baixo consumo de combustível. Fonte: Google

Clima e qualidade do ar

O Google também irá implementar no Google Maps informações de clima e qualidade do ar. Informando sobre temperatura e chuvas no local, por exemplo, além de dizer o nível de poluição do ar em determinada região.

Clima e qualidade do ar no Google Maps. Fonte: Google
Clima e qualidade do ar no Google Maps. Fonte: Google

Lançamento e disponibilidade

O Live View para ambientes internos (estabelecimentos) estará disponível, por enquanto, nas cidades de Chicago, Long Island, Los Angeles, Newark, San Francisco, San Jose e Seattle, nos EUA. As próximas regiões a receberem a novidade nos próximos meses serão Tóquio e Zurique. A empresa afirma que mais cidades estão "a caminho".

A nova interface para os meios de transporte será lançada globalmente nos próximos meses. Já as rotas econômicas serão lançadas nos EUA ainda em 2021 e em um futuro não muito distante, de forma global.

As informações sobre clima e poluição local serão disponibilizadas primeiro na Austrália, Índia e Estados Unidos.

O que achou das novidades? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!