A Mediatek acaba de anunciar o seu mais novo processador com suporte a redes 5G, que deve ser utilizado em smartphones de nível intermediário. O Dimensity 900 é construído sobre a tecnologia de processo de 6 nm e aproveita a base dos já conhecidos processadores da linha Dimensity 800, porém com uma CPU mais rápida e melhores opções de conectividade especificamente.

Ele vem equipado com uma CPU de oito núcleos e dois clusters (termo técnico para um "nó" que interliga os processos). Desses oito, dois deles são do tipo Cortex-A78 que rodam a frequência de 2,4GHz para potência, acompanhado de mais seis unidades do modelo Cortex-A55 que chegam a velocidade de 2 GHz, capazes de oferecer eficiência por um baixo consumo de energia.

Recursos do Dimensity 900

As fabricantes que optarem por integrar o Dimensity 900 aos seus smartphones, poderão contar com recursos que prometem oferecer funções de categorias mais avançadas. Um exemplo disso, é que ele é capaz de suportar as mais recentes configurações no quesito fotográfico, com câmeras de até 108MP de resolução e capacidade de gravação de vídeo em até 4K a 30 quadros por segundo (fps).

Vídeo incorporado do YouTube

Além disso, o Dimensity 900 é capaz de integrar telas de resolução Full HD+ com taxa de atualização de até 120Hz e todos os mais recentes padrões de memória: RAM LPDDR5 e armazenamento no padrão UFS 3.1. Um dos fortes mais importantes deste chip é o suporte para o Dual 5G. Isso significa que ele suporta dois chips de operadora e são capazes de funcionar em duas redes 5G simultaneamente.

Apesar do lançamento oficial, a MediaTek não revelou quando o veremos integrado em smartphones do mercado, nem mesmo revelou se existe alguma fabricante em específico pronta para estrear o novo processador. Porém, dado o fato de que ele já está passando por testes de benchmark, pode ser que ele apareça integrado a algum novo celular em breve.