Desde 1903 ganhamos os céus graças aos irmãos Wright. Desde então a tecnologia evoluiu consideravelmente e hoje o objetivo é a eficiência. Pensando nisso, pesquisadores desenvolveram uma tecnologia capaz de fazer com que um avião se desloque mais rápido e com menos combustível, mais precisamente a mach 16, ou seja, um vôo hipersônico.

Uma equipe de engenheiros da University of Central Florida descobriu uma forma de estabilizar a detonação hipersônica através de uma câmera de reação hipersônica para propulsão a jato. Desta maneira, foi possível desenvolver uma integração entre a tecnologia de detonação de ultravelocidade, que permite a propulsão hipersônica, e a de sistemas de energia avançados. O artigo sobre o projeto foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

A equipe de cientistas da Flórida não é a única trabalhando com a tecnologia citada acima. No final de 2020, pesquisadores chineses estavam testando um motor a jato hipersônico capaz de chegar a uma velocidade 16 vezes maior que a do som em um túnel de vento em Pequim. Chamado de sodramjet, o motor a jato é capaz de viajar para qualquer lugar da terra em 2h.

Há outras empresas, agências e governos que estão focando as pesquisas no voo hipersônico. Elas não querem esta capacidade somente para viagens comerciais rápidas no mundo inteiro, mas também para aprimorar a forma como os foguetes são lançados no espaço.

Como funciona

Através de uma onda de detonação oblíqua, que é estacionária e estabilizada, o novo sistema de propulsão desenvolvido pela University of Central Florida permitirá que viagens de avião atinjam velocidades entre mach 6 a 17. Com esta tecnologia, a eficiência do motor a propulsão se torna consideravelmente melhor, pois há uma potência maior gerada por uma quantidade menor de combustível.

O co-autor do estudo, professor Kareem Ahmed, diz:

"Esta é a primeira vez que uma detonação demonstrou estabilizar experimentalmente. Finalmente somos capazes de manter a detonação no espaço em forma de detonação oblíqua. É quase como congelar uma explosão intensa no espaço físico."

O objetivo final do estudo

O próximo passo da equipe de pesquisadores é tentar entender de forma detalhada os fenômenos que ocorreram. O objetivo final é conseguir a propulsão hipersônica a partir da detonação para viagens terrestres e espaciais nas próximas décadas.

O que achou da matéria? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!