A melhor forma de garantir um bom conforto térmico é utilizar um conjunto de roupas para que ao longo do dia se possa tirar ou colocar uma delas quando estiver com frio ou calor. Porém, pesquisadores estão desenvolvendo um novo material que promete fazer as duas coisas na mesma roupa, sendo capaz de esquentar ou esfriar, quando o tecido é virado do avesso.

Recentemente, em um artigo publicado na revista Nano Letters, pesquisadores chineses das universidades de Westlake e Zhejiang demonstraram um novo tipo de tecido feito em camadas que utiliza polímeros fibrosos porosos para que o material respire como o algodão (permitindo que o suor evapore e saia), mas o produto criado não faz somente isso. Devido a implementação de nanopartículas de zinco e cobre, o tecido também consegue reter o calor através da luz solar ou refletir a radiação térmica da pele da pessoa de volta para o corpo dela. Com isso, ao inverter os lados, os raios de sol são refletidos e ao mesmo tempo permite que o calor do corpo se dissipa facilmente.

Como funciona

Ilustração mostrando como funciona o novo material criado para tecidos de roupas. Fonte: Nano Letters 2021, DOI: 10.1021/acs.nanolett.1c00400
Ilustração mostrando como funciona o novo material criado para tecidos de roupas. Fonte: Nano Letters 2021, DOI: 10.1021/acs.nanolett.1c00400

O teste da eficiência do novo tecido criado foi feito com um pequeno quadrado do material em uma pele humana simulada sob a luz solar natural. O experimento revelou que uma diferença de 24°C de temperatura no aumento de temperatura em relação a um tecido de algodão preto. Mesmo à noite, os efeitos de diferença de temperatura ainda eram mensuráveis, dando uma diferença de 20°C a mais. Quando virado do avesso, o material resfriou cerca de 22°C a mais que um tecido comum.

O que achou desta nova tecnologia desenvolvida para os tecidos utilizados em roupas? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!