"Erro" de impressão 3D é usado para produzir tecidos de alta tecnologia

Estudantes do MIT descobrem como utilizar um "erro" de impressoras 3D para produzir tecidos de alta tecnologia. Confira!

Abajur feito com tecido de alta tecnologia através do
Abajur feito com tecido de alta tecnologia através do

Geralmente as impressoras 3D costumam deixar restos de plástico que depositam ao criar uma nova peça. Esta geração de material costuma ser considerado uma falha indesejável, porém alguns alunos de graduação no MTI Media Lab descobriram uma utilidade para este material, produzir tecidos de alta tecnologia de forma rápida e barata.

Impressoras 3D do tipo FDM (modelagem por deposição fundida) criam peças extrudando camadas sucessivas de plástico fundido. Após as capadas depositadas de plástico fundido esfriarem, o material endurece e produz uma peça que pode ser utilizada para vários propósitos. Durante este processo, por vezes ocorre uma falha e não é extrudado plástico suficiente (devido a falha da impressora ou de sua programação), causando a subextrusão que resulta em um objeto cheio de pequenas lacunas.

Após observar esse erro, Jack Forman, do MIT Media Lab, decidiu testar este erro e ver o que sai como resultado. Ele criou um programa que faz com que as impressoras FDM realizem um processo chamado "glob-strech" (gera minúsculos pilares de polímeros de plástico ligados entre si por fios). O resultado disso são "DefeXtiles", objetos parecidos com uma rede fina e flexível.

Estudantes do MIT fazem saias, lençóis e até um abajur com erro de impressora 3D

Ao descobrir esta peça flexível que se parece com um tecido, Jack e seus colegas criaram peças como saias, lençóis de renda translucida, rolos de tecido e um abajur. Confira abaixo o vídeo do processo.

DefeXtiles from Tangible Media Group on Vimeo.

O que achou da nova utilidade para o material que era considerado inútil durante as impressões 3D? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

Impressão 3D dentro do corpo pode curar úlceras estomacais
Ciência

Impressão 3D dentro do corpo pode curar úlceras estomacais

Cientistas chineses estão desenvolvendo uma técnica utilizando impressão 3D para que seja possível curar ulcerar estomacais!

Nova caneta de impressão 3D da 3Doodler permite desenhar com metal e madeira
Tecnologia

Nova caneta de impressão 3D da 3Doodler permite desenhar com metal e madeira

3Doodler anuncia caneta de impressão 3D capaz de imprimir utilizando metal e madeira. Confira como isso é possível e do que ela é capaz!

Superstrata lança a 1ª bicicleta elétrica unibody impressa em 3D do mundo
Tecnologia

Superstrata lança a 1ª bicicleta elétrica unibody impressa em 3D do mundo

Confira a recém lançada bicicleta feita através de impressão 3D que possui um quadro completamente sem soldas. Entenda como ela funciona!