Normalmente, para incentivar o consumidor a utilizar mais seu cartão de crédito, as empresas de cartão de crédito criam programas de recompensas para incentivar o uso do cartão, onde o cliente recebe pontos, milhas para a compra de passagens aéreas ou quantias em dinheiro. Este último benefício é chamado de cashback, que significa literalmente reembolso, onde, ao comprar um produto ou serviço, uma porcentagem do valor pago é devolvida.

O que é o cashback?

O cashback nada mais é do que um programa de recompensas criado pelas empresas de cartão de crédito, onde assim como os de milhas e pontos, é utilizado como uma forma de incentivar as pessoas a utilizarem mais seus cartões. A palavra cashback significa literalmente reembolso (dinheiro de volta) e o benefício criado pelos emissores de cartão permite ao cliente que compre produtos obtendo uma porcentagem do valor cobrado pela venda de volta. Desta forma, tanto quem utiliza o cartão quanto quem comercializa um produto ou serviço saem ganhando, confira o porquê abaixo.

Como funciona o cashback?

Quando um emissor de cartão de crédito utiliza o programa cashback, o titular do cartão geralmente recebe algo entre 0,5% e 3% de suas despesas líquidas (total das compras menos a porcentagem de reembolso) como um desconto anual. Este valor é creditado na conta do cartão de crédito ou pago ao titular do cartão separadamente.

No momento em que uma loja oferece a opção de pagamento via cartão de crédito, determinada porcentagem do valor da compra é enviada ao banco ou ao provedor de serviços comerciais. Quando uma venda é feita oferecendo cashback, significa que a loja o empresário está compartilhando parte desta comissão, que ele é obrigado a pagar, com o cliente. O objetivo é incentivar as pessoas a utilizarem mais seus cartões de crédito.

Quais as vantagens do cashback

Há vantagens tanto para o cliente do cartão de crédito quanto para quem vende produtos e serviços (loja ou prestador de serviço). Obviamente, assim como qualquer promoção, o cashback chama a atenção pela promessa de devolver uma porcentagem da venda de volta para a conta bancária do comprador. Ao mesmo tempo, quando um empresário oferece esta vantagem para o consumidor, ele geralmente tem:

  • Aumento da base de clientes
  • Mais vendas
  • Fidelização de clientes

Os 5 melhores apps de cashback atualmente

Para ajudar na busca dos melhores programas de cashback oferecidos no mercado brasileiro, fizemos uma lista dos que entregam as melhores vantagens para quem compra:

  • Méliuz: atualmente é considerado o aplicativo de cashback mais popular do país. O cadastro para participar do programa é gratuito e no site da plataforma são indicados diversos estabelecimentos que oferecem cashback ao realizar compras. É possível utilizar o Méliuz tanto em navegadores (Chrome, Firefox, Edge) quanto através de extensões de browsers (navegadores) e aplicativos (iOS e Android)
  • PicPay: o PicPay vem ficando cada vez mais popular pelos serviços em sua plataforma de carteira digital (saiba o que é e como funciona aqui). Um dos maiores benefícios oferecidos é o cashback, presente hoje em diversos estabelecimentos que fizeram parceria com a empresa.
  • Mooba: o Mooba funciona de forma semelhante ao Méliuz e oferece descontos em vários sites de e-commerce.
  • Beblue: o programa de recompensa do Beblue ficou famoso há alguns anos, porém hoje ele não tem mais a mesma força de antes no Brasil. Entretanto, sua proposta de cashback de até 100% continua e é possível encontrar ainda algumas lojas que oferecem tamanho benefício.
  • Ame Digital: o Ame digital é, além de uma e-Wallet, uma plataforma que oferece cashback em sites como, por exemplo, Americanas, Submarino e Shoptime.

Bônus: Lista extra de apps que oferecem cashback

Abaixo há mais algumas opções de programas de cashback que você pode aproveitar para não ficar de fora de nenhuma oferta!

  • Poup
  • Trigg
  • Mycashback
  • Cashola
  • In Mais