Recentemente a versão para desenvolvedores do navegador da Microsoft, o Microsoft Edge Canary, recebeu uma nova atualização que traz uma nova funcionalidade. Chamada de "Send to my devices" (envie para meus dispositivos), a função permite que se compartilhe guias com diversos dispositivos, seja computador (Windows 10) ou celular (Android).

Embora o compartilhamento de guias entre dispositivos não seja novidade (Chrome recebeu a funcionalidade em 2019), a ferramenta está sendo implementada no Edge e irá ser muito útil, pois acaba com a necessidade de utilizar os favoritos, sincronização de abas, histórico ou e-mail para enviar os links para si mesmo.

Como utilizar a nova função de compartilhamento de guias entre dispositivos no Edge

A primeira coisa a ser feita para utilizar a função "Send to my devices" é conferir se a versão do Microsoft Edge Canary para desktop está na 92.0.873.0 e para Android está na 92.0.870.0. Após atualizar para estas versões, basta clicar com o botão direito em um link ou guia, selecionar a opção "Enviar link para [nome do dispositivo]" e pronto. Desta forma, será enviado a página que você está atualmente para um segundo dispositivo, seja PC Windows ou smartphone Android, por exemplo.

Funcionalidade de compartilhamento de guias no Microsoft Edge Canary.
Funcionalidade de compartilhamento de guias no Microsoft Edge Canary.

No caso do Microsoft Edge para Android, há a opção "compartilhar com meu dispositivo" no menu compartilhar. Na versão para celulares Android do navegador, é necessário selecionar o dispositivo da lista para que o link apareça instantaneamente na central de notificações do Windows 10.

Tanto no Android quanto no Windows irá aparecer uma notificação que deverá ser selecionada para abrir o site compartilhado no Microsoft Edge.

Lançamento e disponibilidade

Como a nova funcionalidade de compartilhamento de guias entre dispositivos através do Microsoft Edge está começando a ser implementada na versão 92 do Edge Canary, acredita-se que a ferramenta chegue para a versão estável do Edge 92 ou superior.