O governo chinês autuou o Alibaba, uma das maiores empresas varejistas do país, com uma multa de US$2,8 bilhões após uma investigação. Segundo o New York Times, foi descoberto que o comércio eletrônico violou a lei antimonopólio da China. O valor estipulado pelo governo para a companhia pagar equivale a 4% das vendas domésticas do Alibaba no ano de 2019.

Em dezembro de 2020 o governo chinês abriu uma investigação para analisar se a empresa estava impedindo comerciantes de vender seus produtos em outras plataformas. O resultado foi que as práticas impostas pelo Alibaba tiveram impacto negativo na competição e inovação no varejo online. De acordo com as investigações, a companhia utilizou dados e algoritmos para fortalecer sua própria posição no mercado. Agora o Alibaba será obrigado a reduzir suas táticas anticompetitivas e gerar relatórios de suas ações para o governo chinês nos próximos 3 anos.

Em comunicado à imprensa, o Alibaba disse que aceitou a multa e se comprometeu a realizar melhorias. Na declaração da empresa é dito:

"Vamos fortalecer ainda mais nosso foco na criação de valor para o cliente e na experiência do cliente, bem como continuar a introduzir medidas para reduzir as barreiras de entrada e os custos de negócios de operação em nossas plataformas. Estamos empenhados em garantir um ambiente operacional para nossos comerciantes e parceiros que seja mais aberto, mais justo, mais eficiente e mais inclusivo no compartilhamento dos frutos do crescimento."

Mesmo com uma multa grande como esta, não irá afetar os resultados da Alibaba. Em fevereiro deste ano a empresa reportou um lucro no terceiro trimestre do ano passado de US$12 bilhões.

Sobre o Alibaba

O grupo Alibaba é uma empresa multinacional de tecnologia especializada em comércio eletrônico. A companhia fornece serviços de vendas C2C (consumidor para consumidor), B2C (empresa para o consumidor) e B2B (empresa para empresa) através de sites na internet. Além disso, a Alibaba possui serviços de pagamento, motores de busca e serviços de computação em nuvem.

O Alibaba é dono do portal de língua inglesa Alibaba.com, responsável por vendas entre importadores e exportadores de mais de 240 países, o site 1688.com, que gerencia o comércio doméstico B2B na China e o Aliexpress. No ano de 2003, o Alibaba também lançou o Taobao marketplace, oferecendo uma grande variedade de produtos para venda no varejo.

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