Periscope, serviço de streaming ao vivo, é encerrado para sempre

Foi anunciado o fim do serviço de streaming ao vivo de vídeos Periscope. Entenda o que causou a sua morte e como foi sua história.

Logo do Periscope.
Logo do Periscope.

Lançado em março de 2015, o Periscope é um aplicativo de streaming de vídeo ao vivo desenvolvido para smartphones Android e iOS. O aplicativo foi criado por Kayvon Beykpour e Joe Bernstein, porém o Twitter acabou comprando a empresa antes mesmo de seu lançamento. Na época de sua estreia, muitos utilizaram por ser uma novidade, mas com o tempo e lançamento de outros serviços, o app acabou caindo no esquecimento e se tornou um negócio insustentável, causando assim o anúncio de fechamento feito ontem (31) .

Confira abaixo a postagem feita pelo perfil oficial do Periscope no Twitter:

Em dezembro de 2020 o Twitter chegou a anunciar que em breve fecharia o Periscope. O motivo da decisão foi que o uso do aplicativo havia diminuído muito e já estava em um "estado de manutenção insustentável".

Embora o serviço oferecido pelo Periscope seja encerrado, o site da empresa permanecerá online como um arquivo de transmissões públicas. Desta forma, os usuários da plataforma poderão ainda baixar seus dados através do Twitter.

A ascensão e a queda

Quando foi lançado em março de 2015, o Periscope tornou- se tornou um fenômeno, junto com outro app chamado Meerkat. Entretanto, mesmo que este último tenha sido lançado primeiro, o Periscope foi capaz de ultrapassá-lo rapidamente devido ao apoio do Twitter, tornando-se o líder em transmissões ao vivo. Porém, da mesma forma que sua popularidade subiu, ela acabou por ser perdida na mesma velocidade, principalmente após a implementação das transmissões ao vivo no Facebook.

Em 2016, o Twitter acabou implementando a capacidade de transmissão ao vivo diretamente de seu app, praticamente acabando com a necessidade de se utilizar o Periscope. Isso foi quase que uma sentença de morte para a plataforma, que com o tempo foi definhando.

Você chegou a utilizar o Periscope? Sentirá falta? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário