As tatuagens são uma forma de expressão pessoal e bem, não quer dizer que elas possam ser somente de tinta. Uma equipe de pesquisadores criou na Europa o que eles estão chamando como a "primeira tatuagem emissora de luz do mundo". Baseada na tecnologia OLED, ela não só pode servir como forma de expressão, mas também como forma de exibir potenciais problemas de saúde.

Tatuagens podem ser utilizadas para fins médicos

Há pacientes que, ao serem submetidos à radioterapia, são tatuados com pequenos pontos que são utilizados como marcas de referência para direcionar com precisão as máquinas utilizadas nos tratamentos durante repetidas sessões. Com a nova abordagem de tatuagem a partir do OLED, ficará ainda mais fácil de realizar os procedimentos. Além disso, as tatuagens emissoras de luz são fáceis de aplicar, mais práticas, temporárias e não há necessidade de cirurgia para tirá-las.

Na revista Advanced Electronic Materials foi publicado um artigo chamado "Ultrathin, Ultra ‐ Conformble, and Free ‐ Standing Tattooable Organic Light ‐ Emitting Diodes", onde os cientistas da universidade College London, no Reino Unido e os pesquisadores do Instituto Italiano de Tecnologia, detalham suas novas abordagens para tatuagens que utilizam a tecnologia de diodo orgânico emissor de luz, presente em TVs e smartphones com tela OLED. Devido a flexibilidade do OLED, o procedimento para aplicação é muito mais fácil, pois o display irá acompanhar o contorno da pele e seus movimentos.

Como é a eletrônica das tatuagens OLED

As tatuagens OLED são feitas de uma camada extremamente fina de um polímero eletroluminescente que brilha quando uma carga elétrica é aplicada. A película mede apenas 2,3 micrômetros de espessura e segundo os pesquisadores, têm aproximadamente um terço do diâmetro de um glóbulo vermelho. O polímero é colocado entre um par de eletrodos e fica sob uma camada isolante que é colada no papel de tatuagem temporário através de um processo de impressão.

Tatuagem OLED. Fonte: Barsotti - Instituto Italiano de Tecnologia
Tatuagem OLED. Fonte: Barsotti - Instituto Italiano de Tecnologia

Para aplicar a tatuagem basta utilizar água, assim como as tatuagens feitas para crianças. Quando não for mais necessária, basta lavar a pele com água e sabão.

Atualmente, ao aplicar corrente, as tatuagens OLED brilham em verde. Porém, futuramente poderão gerar qualquer cor utilizando a abordagem RGB que as telas OLED já utilizam.

Aplicabilidade

As tatuagens OLED podem ser utilizadas para fins de beleza, na medicina e até como wearables caso haja interesse. As possibilidades são várias. O que achou da tecnologia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!